Leia um fragmento de texto sobre a crítica do humanista Erasmo de Roterdã, em seu livro Elogio da Loucura.
A obra de Erasmo, o Elogio da Loucura, constitui o texto mais expressivo desse movimento [Humanismo]. Todo repassado de fina ironia, ele ataca a imoralidade e ganância que se haviam apossado do clero e da Igreja, o formalismo vazio a que estavam reduzidos os cultos, a exploração das imagens e das relíquias, o palavrório obscuro dos teólogos, a ignorância dos padres e a vendas das indulgências. Segundo essa corrente [Humanismo], o Cristianismo deveria centrar-se na leitura do Evangelho [...], no exemplo da vida de Cristo, no amor desprendido, na simplicidade da fé e na reflexão interior. Era já o anseio da reforma da religião, do culto e da sensibilidade religiosa que se anunciava e que seria desfechada de forma radical, fraccionando a cristandade por outros humanistas mais tarde, como Lutero, Calvino.
SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. São Paulo: Atual, 1985. p. 21.
De acordo com o contexto da Reforma religiosa e o fragmento de texto, analise as afirmativas a seguir.
I. A crítica de Erasmo de Roterdã refere-se ao fato de a Igreja Católica ter se afastado de seus princípios, estando uma parte do clero na época da Reforma cercada de riqueza e ganância.
II. De acordo com Erasmo de Roterdã, que defendia os princípios do Humanismo, a Igreja deveria continuar com a venda de indulgências.
III. A Reforma foi fruto das ideias difundidas por Martinho Lutero e seus seguidores, além de outros críticos da Igreja Católica.
Respostas
respondido por:
14
Resposta:
D) Apenas as afirmativas I e III estão certas.
Explicação:
Fiz no Positivo On e tá certo
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás