Respostas
Explicação:
Dados de uma pesquisa recente do IBGE revelam que o Brasil é um país menos desigual. No entanto, apesar de diversos avanços terem sido conquistados na última década, como a melhoria na distribuição da renda, muito ainda deve ser feito para minimizar a desigualdade social no país.
No Brasil, a desigualdade social(,) além de ser resultado da formação histórica e social, também é fruto do modelo de “modernização conservadora” empreendido a partir do século XIX, pois aqui a modernização significou apenas a renovação dos equipamentos técnicos da sociedade. Uma modernização integral deveria modificar a própria estrutura social e política do país, tendo como objetivos centrais a redução da pobreza e da exclusão social.
Um dos principais fatores que causam a desigualdade social no Brasil é a má distribuição da renda. Por isso, programas de transferência de renda direta, como o Bolsa Família, são importantes nesse contexto social, pois se mostraram uma boa medida para diminuir o abismo que separa ricos e pobres no país. No entanto, o programa deveria incentivar os beneficiados a buscar autossuficiência financeira. Reverter essa situação é possível através de incentivos à capacitação profissional e à educação, para que, desse modo, essas pessoas estejam aptas para buscar melhores trabalhos e consequentemente, melhores condições de vida.
espero ter ajudado♡︎