de que maneira o processo de industrialização em diferentes regiões do mundo impulsionou a segregação socioespacial?
Respostas
Resposta:
Os processos de industrialização e urbanização estão intrinsecamente interligados. Foi com os avanços e transformações proporcionados, por exemplo, pelas Revoluções Industriais na Europa que esse continente concebeu o crescimento exponencial de suas principais cidades, aquelas mais industrializadas. Ao mesmo tempo, o processo de urbanização intensifica o consumo nas cidades, o que acarreta a produção de mais mercadorias e o aumento do ritmo da atividade industrial.
A industrialização é um dos principais fatores de transformação do espaço geográfico, pois interfere nos fluxos populacionais, reorganiza as atividades nos contextos da sociedade e promove a instrumentalização das diferentes técnicas e meios técnicos, que são essenciais para as atividades humanas. A atividade industrial, por definição, corresponde ao arranjo de práticas econômicas em que o trabalho e o capital transformam matérias-primas ou produtos de base em bens de produção e consumo.
Resumo:
Nesse contexto, fala-se do encurtamento das distâncias e da aceleração das atividades, naquilo que se denominou por compressão espaço-tempo. Com isso, o fordismo foi substituído pelo toyotismo em que não há mais a produção em massa, e sim conforme a demanda pelas mercadorias. Além disso, o trabalho deixou de ser repetitivo, mas sim flexibilizado, com um mesmo empregado desempenhando várias funções ao longo da cadeia produtiva.
Explicação: espero ter ajudado
A industrialização e a urbanização de um local estão sem interligadas, pois são avanços e transformações proporcionados pela indústria que fomentam o crescimento exponencial de uma cidade.
Sendo assim, a industrialização interfere na transformação do espaço geográfico, pois tem poder de aumentar desproporcionalmente o fluxo populacional. Isto é, devido a uma rápida urbanização, uma série de problemas podem ocorrer, caso a cidade não esteja preparada para acomodar uma densa massa populacional. Com isso, os residentes na zona urbana se veem expostos a condições precárias de moradia, segurança e saúde, que contribui para a segregação socioespacial.
Espero ter ajudado, bons estudos.