Sobre a revolta dos Beckman, explique
o que foi essa revolta
qual foi o seu desfecho
Respostas
Resposta:
A Revolta de Beckman aconteceu pela insatisfação da população de São Luís, no Maranhão, com o monopólio exercido pela Companhia de Comércio do Maranhão e com a ação dos jesuítas contra a escravização dos indígenas.
A revolta teve como objetivo a abolição do monopólio da Companhia de Comércio do Maranhão, para que se estabelecesse uma relação comercial justa. Os Beckman lideraram o saque aos armazéns da Companhia, depuseram o governo local e expulsaram os jesuítas da região.17 de nov. de 2016
1. Sobre a Revolta dos Beckman, explique
a) o que foi essa revolta:
Foi uma revolta dos senhores de engenho contra a Companhia Geral de Comércio do Estado do Maranhão, fundada em 1681, que não fornecia a quantidade de escravizados combinada e necessária para movimentar os engenhos e aumentava o preço dos cativos. Liderados por Manuel Beckman e Jorge Sampaio, em 1864, os senhores de engenho depuseram o governador da capitania do Maranhão e assumiram o poder local, extinguiram a Companhia e aprisionaram 27 jesuítas, expulsando-os da colônia. Thomas Beckman, irmão de Manuel Beckman, embarcou para Portugal visando negociar o impasse com o governo português.
b) qual foi o seu desfecho (final):
A Coroa Portuguesa agiu com rigor: prendeu Thomas Beckman e o mandou de volta para o Brasil com um novo governador. Todos os atos do governo provisório foram anulados, e os jesuítas foram reencaminhados a seus postos. Manuel Beckman e Jorge Sampaio foram enforcados e decapitados em 1685. Thomas Beckman foi deportado para a capitania de Pernambuco. Apenas vinte anos mais tarde, conseguiu uma carta régia para voltar a estabelecer lavouras no Maranhão.