• Matéria: História
  • Autor: gabizinha20072020
  • Perguntado 5 anos atrás

A Grande Vila Rica, atual Ouro Preto - MG, foi o coração da exploração de minério no século XVIII. Quanto a sua característica econômica, como era feita a arrecadação de impostos nesse ciclo?​

Respostas

respondido por: cinthyalorena20
2

Resposta:

Por meio da fiscalização desenvolvida pela Coroa Portuguesa, era cobrado 20% do que era produzido e deveria ser remetido à Coroa Portuguesa.

Explicação:

As condições para o desenvolvimento da mineração no Brasil foram dadas pelo processo de desbravamento do interior da colônia operado pelas denominadas Entradas e bandeiras, que consistiam em expedições armadas que saíam da Capitania de São Paulo rumo ao sertão, com o objetivo de apresar índios, destruir quilombos e encontrar metais preciosos. No ano de 1696, uma dessas expedições conseguiu encontrar jazidas de ouro nas regiões montanhosas de Minas Gerais, onde teve início a ocupação do Vale do Ouro Preto.

Houve um novo sistema de fiscalização, desenvolvido pela Coroa Portuguesa especialmente para a atividade mineradora. Esse sistema começava com a política de distribuição das terras, que eram repartidas em datas ou lotes para exploração. Cada arrendatário de um lote tinha o direito de explorar as jazidas de seu domínio, desde que respeitasse o Regimento dos Superintendentes, Guardas-Mores e Oficiais Deputados para as minas de Ouro, que foi elaborado em 1702. Esse regimento criou a Intendência das Minas, um tipo de governo especial vinculado diretamente a Lisboa.

A primeira resolução da Intendência das Minas foi estipular a porcentagem do tributo da riqueza obtida em cada jazida. A primeira forma de tributo foi o quinto, isto é, 20% do que era produzido na prospecção deveria ser remetido à Coroa Portuguesa.

Espero ter ajudado!!!

Perguntas similares