Por mais que o Brasil tenha sido "descoberto" em 1500, o sistema de Capitanias Hereditárias só foi implementado em 1534. O que explica essa tempo? Quem eram os donatários?
Respostas
O Período Pré-Colonial corresponde aos anos em que o Brasil já era território português, mas a metrópole não se interessava muito por sua colônia. Logo, para compreender um pouco mais os motivos desse interesse, é necessário compreender um pouco mais do período anterior a colonização portuguesa.
Período Pré-Colonial
→ Desinteresse de Portugal
No mesmo contexto histórico do "descobrimento" do Brasil, Portugal tinha grandes perspectivas quando ao comércio com as Índias (não é por acaso que o períplo africano foi uma grande vitória para os portugueses).
Desse modo, como o comércio de especiarias estavam sendo lucrativas, Portugal não se importou em efetivar de fato sua colonização nas Américas, tendo em vista que isso demandaria dinheiro.
→ O Pau-Brasil
Embora a metrópole não estivesse interferindo diretamente no território americano, a exploração do pau-brasil foi o primeiro ciclo econômico do Brasil e favoreceu a economia portuguesa.
Vale ressaltar ainda que era uma extração predatória e itinerante, sendo que a madeira era usada principalmente para a fabricação de tintas.
Brasil Colônia
O Brasil passou a ser colinizado de fato a partir de 1531 com a 1° expedição colonizadora de Martim Afonso.
→ Por que iniciar a colonização?
Dentre os motivos que explicam o interesse de Portugal em começar a colonização estão:
- Queda dos lucros com o comércio de especiarias;
- Ameaça de invasores (franceses e holandeses) que não respeitavam o Tratado de Tordesilhas;
- Expansão da fé cristã estabelecida no Concílio de Trento;
- Legitimação da colônia a partir de sua povoação.
→ Capitanias Hereditárias
Foi o modo de organização colonial adotado na colônia portuguesa. Baseia-se na "doação" de uma porção de terra a um donatário que tem como função tornar aquele local uma terra produtiva e povoada.
Os donatários são aqueles que recebem a porção de terra e passam a administrar a capitania e exercer o poder político naquele ambiente. Geralmente eram pessoas de posses em Portugal.
Embora na teoria fosse muito intuitiva, na realidade as capitanias hereditárias no Brasil foram uma verdadeira catástrofe e isso devido a:
- Ausência de centralização política;
- Distância da metrópole;
- Resistência indígena;
- Grande extensão territorial das capitanias.
Conclusão
Conforme o que foi exposto, é possível afirmar que:
- O tempo entre o "decobrimento" do Brasil e o início de sua colonização se deu devido ao desinteresse da metrópole em sua colônia devido aos seus altos lucros na atividade comercial com as Índias;
- Os donatários eram os senhores que recebiam as capitanias hereditárias e possuíam o objetivo de administrar aquela porção de terra.
Aprofunde seu conhecimento:
Pioneirismo Português nas grandes navegações: brainly.com.br/tarefa/28971843
Do Brasil Colônia até a Independência: https://brainly.com.br/tarefa/18872818