Respostas
Resposta:
acredita que eu tô estudando sobre ele!
Zumbi dos Palmares foi considerado o último líder do maior quilombo que já existiu no Brasil, o chamado quilombo dos Palmares. Ele nasceu em 1655 e morreu em 20 de novembro de 1695, dia em que é conhecido como Dia da Consciência Negra. Ele tinha habilidades de guerreiro, o que lhe dava liderança, coragem e conhecimentos de estratégias militares.
Um resumo da biografia de Zumbi dos Palmares
Zumbi lutou pelo fim da escravidão colonial, pela liberdade de culto e religião no Brasil. Ele era sobrindo de um líder de nome Ganga Zumba, filho da princesa congolesa Aqualtune, que foi trazida ao Brasil como escrava, porém ela conseguiu fugir para um mocambo.
Com a escravidão acontecendo e um número enorme de escravos sendo trazidos de diversas regiões para o Brasil, houve ondas de resistência e rebelião contra o sistema de escravidão colonial. Os quilombos ou mocambos são os lugares, as regiões em que os escravos que conseguiam fugir para se abrigarem, mantendo de alguma forma sua cultura e memória.
A palavra zumbi ou também conhecida por Zambi, é de origem quimbunda, estando relacionada aos seres espirituais, como fantasmas, duendes e espectros.
Em 20 de novembro de 1695 Zumbi foi delatado por um de seus capitães (Antônio Soares), sendo morto pelo capitão Furtado de Mendonça (este foi premiado com 50 mil réis por D Pedro II). Zumbi tinha apenas 40 anos. Sua cabeça foi cortada, assim como salgada e entregaram ao governador Melo e Castro, que a expos em praça pública.
Entenda mais sobre Zumbi dos Palmares em: https://brainly.com.br/tarefa/30204563
Entenda mais sobre a escravidão no Brasil em: https://brainly.com.br/tarefa/20812397
#SPJ2