a) Existe relação entre o texto e a imagem? Justifique sua resposta.
b) Uma das justificativas das grandes potências econômicas da época era levar a civilização, o progresso e a modernidade aos povos africanos e asiáticos. Em relação a esse discurso, o que fica evidenciado na imagem?
Respostas
Resposta:
a- Pois ambos os países/continentes quase pegaram todo o ouro que é a riqueza principal da África.
b- A imagem evidência o imperialismo das potências europeias e, atualmente americanas, em terras prósperas, como é o caso da África. Enquanto os povos do local vivem na pobreza e numa calamidade social, as potências atuais enriquecem a partir dessas terras e elas mesmas ficam incapazes de desfrutar da própria riqueza existente em seu continente.
Explicação:
a) Sim, existe uma relação entre o texto e a imagem apresentada. Tal relação é estabelecida porque a imagem mostra o continente africano como um buraco, enquanto os países da Europa e América do Norte se mostram cheios de ouro.
A imagem reforça a ideia do texto de que as riquezas africanas foram pilhadas e enviadas a outros territórios durante a colonização.
Após o descobrimento do continente africano os europeus iniciaram lentamente a invasão e colonização do território. Inicialmente conseguiram autorização dos nativos apenas para estabelecer um entreposto na região litorânea, onde iniciaram as atividades comerciais.
Sob pretexto de estudar a formação natural local iniciaram as expedições ao interior do continente, que possibilitaram as futuras missões de invasão e captura de nativos, que seriam enviados ao comércio de escravos em outras partes do mundo, como no continente americano.
b) A imagem evidencia que o discurso evolucionista social utilizado pelas etnias brancas era apenas um artifício utilizado para legitimar a invasão de continentes, pilhagem de riquezas e escravização e genocídio de outros povos.
Infelizmente o continente africano é reconhecido pelo triste quadro de subdesenvolvimento observado em alguns países. Tais condições foram consequências das políticas imperialistas europeias na região, alimentando a desigualdade social, a violência e a destruição de recursos naturais.
Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/9102915