1- A Floresta Amazônica, com toda a sua imensidão, não vai estar aí para sempre. Foi preciso alcançar toda essa taxa de desmatamento de quase 20 mil quilômetros quadrados ao ano, na última década do século XX, para que uma pequena parcela de brasileiros se desse conta de que o maior patrimônio natural do país está sendo torrado.
AB’SABER, A. Amazônia: do discurso à práxis. São Paulo: EdUSP, 1996.
Um processo econômico que tem contribuído na atualidade para acelerar o problema ambiental descrito é:
A
Expansão do Projeto Grande Carajás, com incentivos à chegada de novas empresas mineradoras.
B
Difusão do cultivo da soja com a implantação de monoculturas mecanizadas.
C
Construção da rodovia Transamazônica, com o objetivo de interligar a região Norte ao restante do país.
D
Criação de áreas extrativistas do látex das seringueiras para os chamados povos da floresta.
E
Ampliação do polo industrial da Zona Franca de Manaus, visando atrair empresas nacionais e estrangeiras.
2- Queimadas aumentam 82% em relação ao mesmo período de 2018
Número de focos é o maior de janeiro a agosto em 7 anos. Nesta segunda-feira, junção de frente fria com fumaça amazônica fez o 'dia virar noite' em São Paulo, Mato Grosso do Sul e norte do Paraná.
Segundo Alberto Setzer, pesquisador do Programa Queimadas do Inpe "Elas [queimadas] são todas de origem humana, umas propositais e outras acidentais, mas sempre pela ação humana. Para você ter queimada natural você precisa da existência de raios. Só que toda essa região do Brasil central, sul da Amazônia, está uma seca muito prolongada, tem lugares com quase três meses sem uma gota d’água" - Alberto Setzer
Por Carolina Dantas, G1 19/08/2019
Um modelo sustentável de desenvolvimento consiste em aliar necessidades econômicas e sociais à conservação da biodiversidade e da qualidade ambiental. Nesse sentido, o desmatamento de uma floresta nativa, seguido da utilização de queimadas, representa
A
método eficaz para a manutenção da fertilidade do solo.
B
atividade justificável, tendo em vista a oferta de mão-de-obra.
C
ameaça à biodiversidade, impacto danoso à qualidade do ar e ao clima global.
D
destinação adequada para os resíduos resultantes da exploração da madeira.
E
valorização de práticas tradicionais dos povos que dependem da floresta para sua sobrevivência.
3-Fonte: IBGE 2010
A bacia hidrográfica do Rio Amazonas se beneficia da intensa pluviosidade da região Norte do país, por isso ela é uma rede de drenagem muito densa, constituindo-se no maior sistema fluvial da Terra. Sobre essa bacia pode ser dito que
A
parte grande dos rios da bacia não é navegável em razão da escassez de água no período da vazante e do excesso de águas no período das cheias.
B
a bacia amazônica é a maior bacia do mundo, e também, a maior bacia hidrográfica intermitente, contida exclusivamente no território nacional.
C
uma bacia como a amazônica é constituída por grandes rios, mas o rio principal é aquele de que direta ou indiretamente todos os outros são tributários.
D
apesar das estações marcadas na área da bacia amazônica, nenhuma outra bacia do mundo contém tanta água, em função da pluviosidade imensa no verão.
E
a imensa floresta existente na zona da bacia é responsável pela dificuldade de navegação dos rios, pois isso aumenta o volume de sedimentos nos rios.
felourenco2007:
SÓ FALTA A 3
Respostas
respondido por:
0
desculpa só sei a letra A
B: a bacia amazônica é a maior bacia do mundo, e também, a maior bacia hidrográfica intermitente, contida exclusivamente no território nacional.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás