No final da Segunda Guerra Mundial, a Europa, que foi o principal campo de batalha do conflito encontrava-se devastada. Grande parte das cidades, das indústrias, dos campos de cultivo e dos meios de transportes estava quase destruída. O Plano Marshall foi aplicado em 1948 e oferecia entre outras vantagens, a importação de produtos estadunidenses a preços baixos, créditos para a importação e equipamentos e empréstimos a juros reduzidos e com vencimento em longo prazo. Além dos interesses econômicos dos Estados Unidos, qual a principal motivação na aplicação do Plano Marshall?
Respostas
Resposta:
Plano Marshall foi um programa de ajuda econômica dos EUA aos países da Europa Ocidental com o objetivo de reconstruí-los após a II Guerra Mundial
Explicação:
O objetivo do plano era reconstruir economicamente os países europeus ocidentais que foram destruídos ou que sofreram perdas com a ocorrência da guerra.
Resposta:
O Plano Marshall vigorou entre 1947 e 1951, sendo o principal motivo o rápido arranque econômico dos países europeus. Os principais beneficiados foram a Inglaterra, a França e a Itália, entre os europeus, e os EUA, que conseguiram criar as instituições de fortalecimento da internacionalização dos capitais na segunda metade do século XX.
Outro objetivo do Plano Marshall era realizar uma propaganda maciça contra a URSS, estabilizar a situação política e social na Alemanha e conter o avanço do poder de partidos comunistas na França e na Itália. Com a vitória soviética na II Guerra Mundial, o prestígio da URSS estava em alta, além das tropas do Exército Vermelho estarem estacionadas em países da Europa Centro-Oriental.
Espero ter ajudado.
Se possível marque minha resposta como destaque para ajudar outras pessoas que tenham dúvidas no mesmo assunto.