• Matéria: Pedagogia
  • Autor: suzy570
  • Perguntado 9 anos atrás

Em 1980, quase 60% da população era constituída de pobres (39%) e de indigentes (17%). 56% da população com mais de 10 anos de idade tinha mais de 4 anos de escolarização. Entretanto, 24% eram considerados analfabetos funcionais (mesmo tendo cursado a escola exibiam práticas de analfabetos) e 20% não terminaram a primeira série do ensino básico (OLIVEIRA apud HILSDORF, 2003, p. 127).



A compreensão dos dados acima expostos, fez lançar sobre a escola da década de 1980 um olhar problematizador. Partindo do panorama de exclusão social e escolar apresentado por Hilsdorf, qual a grande questão que se colocou à escola no início da década de 1980?

Respostas

respondido por: lu9
17
Entretanto, no que se refere ao processo de alfabetização escolar, em específico, há divergência de concepções acerca de seus pontos positivos e negativos, uma vez que o “ensino de primeiras letras” era (quase) todo baseado no uso de cartilhas escolares e em métodos tradicionais/conservadores de alfabetização.Para que se possa melhor compreender esses posicionamentos, faz-se necessário, inicialmente, estabelecer as diferenças conceituais existentes entre os termos alfabetização e letramento – vocábulos de uso corrente no campo da Linguística nos dias atuais. 
Perguntas similares