fazendo análise sobre as charges e o tema "peste Negra" , comparando com a pandemia do covid-19 atualmente, responda semelhanças entre essas doenças e destaque as prevenções (como evitar contágio) dessas doenças
Respostas
Resposta:
Começando por onde a doença surgiu. Analisando com o olhar eurocêntrico e ocidental, ambas vieram do Oriente. Alguns autores até afirmam que a peste negra desenvolveu-se na China, redobrando a similaridade.
Uma outra é de como essas pestes e grandes epidemias são fruto de momentos históricos de aproximação entre diferentes regiões, no caso da peste negra, a Baixa Idade Média foi um momento de renascimento do comércio, revitalização de rotas com o Oriente, a rota da seda da China, o enérgico Mediterrâneo, como a principal via das embarcações. Todos esses fatores contribuíram para a aproximação de diferente populações e regiões do mundo. Hoje então, nem se fala , o mundo globalizado, com viagens cada vez mais rápidas, possibilitando uma relação entre os países muito mais eficiente e próxima.
A última semelhança tem a ver com as reações da sociedade. No caso da peste, não se tinha essa ideia de isolamento social, como uma mentalidade coletiva, mas havia áreas especiais destinadas aos doentes com objetivo de evitar ao máximo o contato deles com outras pessoas. Além disso, tinha-se uma grande preocupação médica em tentar entender o sentido da doença.
Se hoje a preocupação é desenvolver uma vacina, antes era entender o porquê e como as pessoas se contaminavam. Não se tinham as atuais noções de higiene, até porque os recursos eram muito mais escassos e, mesmo assim, a higiene não era associada como forma de prevenção. É quase injusto comparar as épocas nesse quesito, é provável que a higiene pessoal de um jovem morador da Zona Sul do RJ, durante um dia, seja equivalente a de uma cidade inteira na Idade Média.
As consequências de um evento biológico dessa proporção são sempre drásticas e nós fomos os ”sorteados” a lidar com a situação e projetar como vai ser daqui pra frente. Olhar para o passado é um ótimo exercício para tirar aprendizados. Mesmo com 700 anos separando, a resposta da pergunta inicial é a mesma: será diferente.
Explicação: