• Matéria: Pedagogia
  • Autor: RubiaSantos22
  • Perguntado 9 anos atrás

Para Vygotsky, o brinquedo é uma importante fonte de promoção de desenvolvimento. Apesar de não ser o aspecto mais predominante da infância, o brinquedo exerce uma enorme influência no desenvolvimento infantil. Sendo a brincadeira uma atividade que não visa a um resultado, seu objetivo está na ação em si mesma, e o brinquedo a principal atividade, não pela quantidade de tempo em que a criança dele se ocupa, mas pela sua relação com o desenvolvimento psíquico infantil. Nesse sentido, podemos nos perguntar:
1- Por que será que uma prática tão comum à educação infantil, de repente diminui consideravelmente no ensino fundamental?
2- Será que a presença do lúdico e das brincadeiras no ensino fundamental não seriam também grandes aliados para o processo de ensino e aprendizagem assim como são na educação infantil?

Respostas

respondido por: luizfernandode
8
1:Essa pratica tende a diminuir no ensino fundamental pelo fato de nessa fase ser mais "puxado" o ensino focando na gramática, linguagens e razões e as brincadeiras acabam ficando meio que em segundo plano ou como complemento de uma atividade, tempo livre e até atividade extracurricular 
2:
Acho que por se tratar de crianças o Lúdico e as brincadeiras podem auxiliar em muito a aprendizagem com temas que as crianças possam se identificar facilitando a assimilação e o aprendizado ser absorvido de forma fácil e divertida para todos.
tirei 0,9 nessa :( 
Perguntas similares