1 ponto
Para realizar um experimento, uma bióloga precisará observar ao microscopio os
cromossomos de uma célula somática de um organismo diploide (2n = 32) durante
a mitose. Considere que a célula, ao ser observada pela pesquisadora, apresenta
todos os cromossomos da espécie e, então, responda à pergunta seguinte,
justificando sua resposta.
As células-filhas resultantes da mitose da célula inicial observada deverão possuir
quantos cromossomos?
Respostas
Resposta:
Na mitose, uma célula dá origem a duas células-filhas com o mesmo número de cromossomos da célula-mãe. Na meiose, uma célula produz quatro células-filhas, cada uma com a metade do número de cromossomos presentes na célula-mãe.
Explicação:
espero der ajudado
Para responder a essa pergunta, vamos nos lembrar da principal característica que caracteriza a mitose.
- E qual é essa característica ?
É a igualdade do número de material genético.
- Como assim ?
Na mitose, uma célula vai se dividir em duas células filhas, só que essas duas células vão ter o mesmo número de material genético da célula mãe. Ou seja, se uma célula mãe é 2n= 14 cromossomos, ela vai se dividir em duas células filhas, cada uma com 14 cromossomos, esse é a principal característica da mitose, diferentemente do que ocorre na meiose. A meiose pode ser dividida em duas fases
- Que seriam ?
- A primeira fase, também chamada de reducional (representada por R!)
- A segunda fase, também chamada de equacional (representada por E!)
- Por que a primeira fase é chamada de reducional ?
Vamos pegar a mesma célula com 14 cromossomos que eu dei no exemplo acima, na meiose I, uma célula diploide (2n=14), vai se dividir em mais duas células filhas, entretanto, diferentemente da mitose, que essas duas células filhas possuiriam cada uma 14 cromossomos, essas duas na meiose vão possuir metade do número de cromossomos, logo, uma célula diploide com 14 cromossomos, vai dar origem à duas células filhas haploides com 7 cromossomos cada, e como o número de cromossomos caiu pela metade, é chamada de reducional (R!)
- E por que a segunda fase é chamada de equacional ?
Essas duas células filhas com 7 cromossomos cada, vão originar cada uma mais duas células filhas, só que não vai cair pela metade que nem ocorre na primeira fase, e sim vai continuar com o mesmo número, ou seja, essas duas vão se dividir cada uma em mais duas com 7 cromossomos, logo, na meiose total (I + II), uma célula diploide vai dar origem no final à 4 células filhas com metade do material genético da célula diploide, que são os nossos gametas.
Sabendo disso, podemos resolver a questão :
A questão quer saber quantos cromossomos as células filhas resultantes da mitose da célula inicial deverão possuir, e a célula mãe possui 32 cromossomos, logo, essas duas células filham também irão possuir 32 cromossomos. E se fosse na meiose, essa célula 2n=32, iria dar origem à duas células filhas com 16 cromossomos cada, que vão se dividir em mais duas cada com 16 cromossomos cada, que são os nossos gametas.
Bons estudos e espero ter ajudado