Leia o trecho abaixo sobre o processo de desenvenenamento da mandioca, produzido por povos indígenas da região da Amazônia:
“Inicialmente, a raiz da planta é colocada durante a noite ou por alguns dias em um riacho, até que começa uma leve fermentação ácida. Essa fermentação tem diversos efeitos: os microorganismos ou os produtos de seu metabolismo atacam as paredes dos vacúolos das células em que estão depositados os glicosídeos cianogênicos e possibilitam, assim, que a linamarina entre em contato com a linamarase, de modo que mais ácido cianídrico é liberado. Além disso, por causa dos microorganismos gerados na fermentação, também se produz linamarase, que decompõe a linamarina, e, além disso, em função do baixo valor do pH, cria-se o ambiente que intensifica a atividade da enzima já existente na planta. Após a exposição à água, as cascas do tubérculo devem ser removidas, já que nelas encontra-se uma concentração particularmente elevada dos glicosídeos cianídricos.”
De acordo com o texto, no processo de fermentação, ocorre a liberação da substância responsável pela toxicidade da mandioca, a qual faz parte de um grupo estudado em química inorgânica. Identifique abaixo a alternativa que apresenta uma outra substância que faz parte do mesmo grupo do "veneno" que a mandioca possui.
(A) H2O2
(B) HNO3
(C) SO2
(D) CaCO3
(E) NH3
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
(A) H2O2
Bota como melhor resposta por favor :(
gigialencar23:
mas pq é o H2O2?
respondido por:
0
Resposta:
Letra (B)
Explicação:
No ultimo texto antes das alternativas, o enunciado deixa a entender que a grupo estudado na química inorgânica é o dos Ácidos! Sendo assim, a única resposta em que podemos observar um ácido é a letra (B) HN03 = Ácido nítrico,
Não podemos considerar as outras alternativas pois as demais substâncias n são ácidos, e sim:
(A) H2O2 =Peróxido de hidrogênio
(B) Correta
(C) SO2= Dióxido de enxofre
(D)CaCO3 = Carbonato de cálcio
(E)NH3 = Amoníaco
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás