(UFRN) Um pesquisador, após extrair as glândulas paratireoides de macacos, observou que esses animais passaram a sofrer alteração no metabolismo. Qual sal mineral sofreu alteração, em seus níveis, no organismo deste animal?
Respostas
Resposta:
Cálcio
Explicação:
Cálcio (Ca) é um mineral essencial para o corpo humano, encontra-se envolvido em importantes processos metabólicos, como por exemplo, a coagulação sanguínea, excitabilidade muscular e transmissão dos impulsos nervosos, contração muscular, ativação enzimática e secreção hormona
O sal mineral foi o cálcio
- Mas qual foi a alteração ?
A tireoide produz 3 hormônios, o T3,T4 e a calcitonina, e é nele que vamos focar, e a paratireoide produz o paratormônio
- Qual a função de cada um ?
Eles possuem efeitos antagônicos. Quando o nível de cálcio no sangue estiver alto, a tireoide vai produzir a calcitonina, esse hormônio vai pegar o cálcio que está em alta no sangue, e vai depositar ele nos nossos ossos, vai aumentar a eliminação de cálcio na urina, e inibir a absorção de cálcio pelo intestino. Dessa maneira, o nível de cálcio no sangue diminui.
- E qual a função do paratormônio ?
Quando o nível de cálcio no sangue estiver baixo, as paratireoides vão produzir o paratormônio, esse hormônio vai pegar o cálcio que está nos ossos, e colocar ele no sangue, vai promover a absorção de cálcio pelo intestino, e diminuir a eliminação de cálcio na urina, dessa maneira, o nível de cálcio que está baixo no sangue vai aumentar, e esses 2 juntos vão controlando os níveis desse sal mineral no nosso sangue.
Logo, se um macaco tem as suas glândulas paratireoides retiradas, ele vai ter uma queda no nível de paratormônio, e consequentemente, espera-se que o nível de cálcio no sangue desse animal, esteja baixo e a quantidade de cálcio nos ossos esteja alta.
Bons estudos e espero ter ajudado