Respostas
respondido por:
19
Resposta:
Conto de Escola é uma história de Machado de Assis que aborda principalmente as rígidas regras que ditavam o cenário escolar do século XIX.
Em uma segunda-feira do mês de maio de 1840, o menino Pilar tenta se decidir sobre o lugar em que passará a manhã brincando. Depois de muito pensar, ele resolve ir à escola, pois lembra-se da última sova que levara do pai por ter feito dois suetos na semana anterior.
Ao chegar à escola, subiu com cautela as escadas para que não fosse descoberto pelo severo mestre e, por sorte, chegou três ou quatro minutos antes dele.
Já na sala, um colega de classe chamado Raimundo fala com Pilar e avisa que precisa conversar com ele quando o professor não estivesse olhando. Quando o mestre fica entretido com o jornal, Raimundo faz uma proposta ao colega: uma moeda de prata por uma explicação sobre a matéria. Outro colega, Curvelo, atento à conversa, deleta os alunos para o professor Policarpo e este joga a moeda pela janela e os castiga com batidas de palmatória.
Pilar promete vingar-se de Curvelo, que foge com medo. Um dia depois, Pilar sai atrás da moeda, mas é atraído por um batalhão de fuzileiros e resolve segui-lo, indo parar na praia da Gamboa. O menino, assim, volta para casa sem a moeda e sem arrependimentos.
adulto, Pilar relembra os fatos e destaca o fato de Raimundo e Curvelo terem mostrado a ele o significado de corrupção e delação.
Explicação:
eu acho que e isso (bons estudos ^-^)
gabrieljd28:
obg
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás