Quais aspectos do governo de Vargas tornavam-no associável, no contexto da
Guerra Fria, ao socialismo?
Respostas
*A DITADURA*
O nacionalismo no Brasil acabou servindo à estatização, à um capitalismo controlado pelo Estado e os meios de comunicação de massa são usados para reforçar tudo isso. O rádio foi o principal instrumento de difusão. Getúlio também estatizou o rádio. A voz do Brasil surgiu em 22 de julho de 1935.
Antes mesmo de se iniciar o período da ditadura de Getúlio Vargas a educação formal brasileira já estava instrumentalizada. Foram construídos os símbolos da nacionalidade. Toda a educação, até superior, artistas…tudo era gerido pelo estado para modelar o imaginário nacional.
Vargas quis os intelectuais ao seu lado, mas do seu jeito. Tanto foi assim que prendeu Graciliano Ramos e Gilberto Freyre, que não agradavam.
O mundo enfrentava a onda totalitária, muita gente acreditava que o liberalismo havia morrido. Houve culto à personalidades. Lenin e Stalin eram representantes disso, junto de Mussolini e Hitler. Getúlio queria o mesmo tipo de culto no Brasil, por isso fique atento(a) às possíveis relações entre esses líderes nas questões sobre a Era Vargas.
Explicação:
Começa o período de ditadura do Estado Novo e em 1937 Getúlio se dirige à nação com uma nova Constituição para justificar suas medidas.
Foi a parte mais dura do período Vargas, no qual se personifica a tirania de Estado.
Por decreto todos os partidos foram extintos, todos os prefeitos passaram a ser nomeados por governadores, que, por sua vez, eram nomeados por Vargas. Ele controlou todas as instâncias. Foi a era da falsa federação. As bandeiras dos estados foram queimadas, pois demonstrar regionalismo era uma afronta ao novo regime. A bandeira do Brasil tinha que ser a única.