Qual o nome do artista brasileiro que se encaixa no movimento expressionista e que produziu os painéis Guerra e Paz, que estão expostos na sede nas Nações Unidas?
Respostas
Resposta:
O movimento modernista brasileiro é uma das marcas internacionais de reconhecimento de nosso país. Os prédios de Niemeyer, as poesias de Oswald de Andrade, os quadros de pintores como Volpi e Tarsila do Amaral rodam o mundo. Candido Portinari integra esse time de peso, e seu painel “Guerra e Paz” configura uma das obras mais importantes do acervo artístico da Organização das Nações Unidas.
Na década de 1950, o governo brasileiro comissionou ao pintor um painel a ser presenteado para a organização, fundada em 1945. Portinari dedicou cinco anos à criação do painel, fazendo mais de 200 desenhos que dariam origem às setenta representações de personagem nas lâminas, que contam cada uma com 14 x 10 metros. A primeira lâmina foca na guerra, enquanto a segunda ilustra momentos de paz. Os personagens são todos baseados em pessoas que o pintor conheceu ao longo dos seus cinquenta anos de vida, com retratos de sua infância em Brodowski, interior de São Paulo, e até sua conhecida interpretação dos retirantes. Embora o painel tenha rendido a Portinari premiação concedida pela Solomon Guggenheim Foundation, o pintor nunca pôde ver seu trabalho instalado – os Estados Unidos, no auge do macarthismo nos anos 1950, lhe negaram visto por conta dos laços políticos comunistas do pintor.
Resposta:
o artista e portinari
Explicação: