No mundo dos negócios, muitas intempestividades ocorrem, as quais podem levar uma empresa a um estágio de maturidade e sucesso ou ao declínio e fracasso. Nesse sentido, Porter (2008) apresenta aos empresários e interessados na área de gestão cinco forças essenciais de serem compreendidas, analisadas e superadas, para que as estratégias alcancem os seus objetivos. Essas forças envolvem rivalidade entre os concorrentes; ameaça de novos entrantes; ameaça de produtos substitutos; poder de barganha dos clientes; e poder de barganha dos fornecedores.
Respostas
I. Rivalidade entre os concorrentes: indica os problemas internos quanto ao relacionamento entre os funcionários da organização, que são os concorrentes diretos ao negócio, interferindo para o seu sucesso ou fracasso frente aos clientes externos.
II. Ameaça de novos entrantes: refere-se à possibilidade de a empresa se deparar com concorrentes que podem surgir no mesmo mercado de atuação, inclusive com públicos-alvo muito semelhantes ao estabelecido, dificultando o posicionamento.
III. Ameaça de produtos substitutos: indica que, por mais específicos que sejam os produtos e serviços de uma empresa, possivelmente estarão disponíveis no mercado produtos similares que atendem as mesmas necessidades dos consumidores.
IV. Poder de barganha dos fornecedores e dos clientes: significa o ato de confrontar as informações advindas desses dois públicos, a fim de melhorar a qualidade percebida por cada um, ampliando o relacionamento entre todos os envolvidos no negócio
Resposta: II e III, apenas.
Explicação passo-a-passo:
na perspectiva de Porter (2008), quando discutidas as cinco forças, tem-se que a rivalidade entre os concorrentes indica a questão de constante movimento para estratégias atualizadas e o poder de barganha, seja por parte dos clientes, seja por parte dos fornecedores, refere-se a negociações que ocorrem entre as partes e o estabelecimento, as quais, muitas vezes, acabam sendo movidas por posicionamentos não ideais, já que cada parte busca levar vantagens em relação às condições estabelecidas pela outra.
Resposta:
II e III, apenas
Explicação passo a passo:
Resposta correta. A alternativa está correta, pois, de acordo com Porter (2008), em sua teoria sobre as forças que conduzem os negócios, as ameaças de novos entrantes se referem à possibilidade de a empresa se deparar com concorrentes que podem surgir no mesmo mercado de atuação. Já a de produtos substitutos indica que, por mais específicos que sejam os produtos e serviços de uma empresa, possivelmente estarão disponíveis no mercado produtos similares que atendem as mesmas necessidades dos consumidores.