Respostas
Resposta:Nunca se falou tanto em hábitos saudáveis e a prática de exercícios físicos é a principal responsável por garantir bem-estar e qualidade de vida. Entretanto, muitas pessoas não gostam de fazer musculação, por exemplo, e acreditam que, por isso, faltam opções. É aí que entra o treino de Parkour!
O Parkour é uma modalidade que vem conquistando adeptos e está sendo inserida em diversas academias que oferecem atividades alternativas para seus clientes. Essa atividade física, por sinal, é perfeita para aqueles que buscam fugir da rotina, trabalhar o corpo com eficiência e se divertir ao mesmo tempo.
Além disso, o treino de Parkour é também uma filosofia de vida responsável por oferecer benefícios físicos ligados ao condicionamento, flexibilidade e coordenação — além de propiciar benefícios para a mente, como consciência corporal, elevação da autoestima e disciplina.
Para jovens e adultos, o Parkour é um exercício inclusivo, dinâmico, eficiente e divertido. Quer entender um pouco mais sobre esse tipo de treino, seus benefícios, cuidados e especificidades? Então confira:
Entenda o que é Parkour
O Parkour tem como principal objetivo a superação de obstáculos usando nada além do próprio corpo. Na prática, isso pode ser exemplificado em exercícios de escalar muros, saltar sobre vãos, equilibrar-se em corrimãos, deslocar-se de um lugar para o outro usando apenas o corpo.
Apesar de ser normalmente visto como uma atividade física de aventura, o Parkour também está relacionado ao desenvolvimento pessoal. Encarar desafios e obstáculos por meio da superação de limites individuais é uma das filosofias dos praticantes de Parkour — traceur (masculino) ou traceuse (feminino).
História
O treino de Parkour, como é conhecido atualmente, surgiu há 40 anos, na França. Na década de 80, David Belle e os irmãos Yahn, Frederic Hnautra e David Malgogne, decidiram explorar as ruas de Paris com seus movimentos eficientes e usando nada mais do que o próprio corpo para superar obstáculos.
Inspirado por seu pai, um veterano de guerra, David Belle absorveu e aprimorou movimentos de treinamentos militares e os inseriu na atividade.
Depois de anos de prática, o Parkour, ou Le Parkour como era conhecido, tornou-se um exercício consagrado que saiu das ruas e vem sido incorporado, inclusive, em diversas academias brasileiras desde 2004, quando passou a ser praticado no país.
Com o desenvolvimento das técnicas e práticas dessa modalidade, o Parkour passou a ser trabalhado não apenas nas ruas, mas em diversas academias que oferecem uma estrutura própria para a execução dos movimentos indoor, além de segurança e acompanhamento.
Por sinal, a modalidade vem crescendo no mundo e no Brasil conta com uma associação própria, a Associação Brasileira de Parkour (ABPK) e encontros anuais de praticantes.
Filosofia de vida
“Ser forte para ser útil” e “Ser e durar” são as duas frases mais conhecidas entre os praticantes da modalidade e são filosofias de vida para quem pratica o Parkour.
A primeira significa acumular todas as experiências adquiridas com a superação de obstáculos e barreiras e saber aplicá-las na vida; saber ser útil não apenas para si, mas para os outros ao seu redor.
A segunda está relacionada ao princípio do Parkour de que é preciso trabalhar o corpo para conseguir superar os obstáculos da vida. Essa máxima prevê que, ao treinar o corpo e a mente, o praticante será capaz de superar qualquer coisa.
O “ser” é a força física, mental e emocional, é a resiliência intrínseca de todos os praticantes. A palavra “durar” é a crença de que não se envelhece se a mente continua jovem e disposta a evoluir constantemente.
1. Conheça os benefícios do treino de Parkour
O treino de Parkour envolve bem mais do que saltos corajosos e ousadia. Essa modalidade representa uma filosofia para seus praticantes e está diretamente relacionada a benefícios físicos, mentais e emocionais.
Para crianças e adolescentes, o Parkour é uma forma de aprimorar a coordenação motora e estimular o exercício físico. Para os adultos é uma maneira saudável de se exercitar e se divertir ao mesmo tempo.
O Parkour aprimora a respiração por meio da melhora do sistema cardiorrespiratório, aprimora o sistema automotor, dá ao seu praticante uma melhor noção de espaço e consciência corporal e é uma ótima atividade para queimar calorias e se manter em forma.
Ele também trabalha a resistência do corpo em conjunto com a mente, melhora a concentração e desenvolve a coordenação motora. Em relação ao emocional, o Parkour é uma alternativa excelente para reduzir o estresse, elevar a autoestima e promover uma sensação de bem-estar
me manca como melhor resposta daí eu te sigo