Diferencie a teoria do Big Bang e do Criacionismo. Particularmente, em qual você acredita? Porque?
Respostas
Resposta:
Big Bang- Há muito tempo o homem questiona a origem do Universo e do planeta Terra. Atualmente temos duas vertentes que tentam explicar essa origem: o criacionismo (explicação religiosa) e o evolucionismo (explicação científica). O Big Bang é uma teoria evolucionista desenvolvida a partir do século XX.
O último século marcou a humanidade em razão da difusão do conhecimento e da informação, sem contar as inúmeras inovações tecnológicas que aconteceram nesse período. Nesse período muitas teorias e hipóteses puderam ser comprovadas com auxílio de tecnologias e intercâmbios científicos.
No campo astronômico surgiram importantes instrumentos e equipamentos, como os telescópios de alta precisão, que contribuem diretamente no desvendar dos mistérios e enigmas que esse complexo universo “esconde”.
Quanto à origem do Universo, são muitas as teorias que buscam explicar a sua criação, porém, a mais aceita pela classe científica e acadêmica é a do Big Bang.
A teoria do Big Bang foi divulgada no início do século XX, após ter sido formulada por astrônomos e físicos. Essa classe científica acredita que a formação do Universo se deu a partir de gigantescas explosões que teriam acontecido há pelo menos 15 bilhões de anos.
Segundo tais cientistas, o Universo - antes da suposta explosão - se encontrava aglomerado em uma espécie de esfera densa e quente, além disso, tinha uma composição a partir de hélio e hidrogênio. Entretanto, eles não conseguem explicar o que teria motivado a explosão da esfera e sua intensidade, sabem que a partir do evento foram lançados materiais por todos os rumos.
A teoria do Big Bang afirma que após a explosão e a acomodação das diferentes matérias, essas se aglomeraram formando as galáxias do Universo.
Com base nessa teoria esse processo ainda continua, ou seja, o Universo ainda está em constante expansão.
Criacionismo-O Criacionismo é a teoria ou crença religiosa na qual a humanidade, toda a vida na Terra e no Universo são frutos da criação de um ser sobrenatural.
Essa teoria parte do pressuposto de que essas criações não estariam sujeitas a evoluções ou transformações.
O criacionismo é um discurso baseado em tradições escritas que buscam explicações literais para narrativas mítico-religiosas presentes nas escrituras sagradas.
Assim, as religiões do mundo irão construir sua própria teoria criacionista. Na civilização grega, foi com os Titãs que se deu a origem do homem, moldado em barro, como na narrativa bíblica, na qual o homem teria sido criado após o céu e terra.
Vale destacar que três importantes religiões monoteístas possuem suas versões criacionistas e são amplamente aceitas pela população: o judaísmo, cristianismo e islamismo.
criacionismo
De um modo geral, todas as civilizações buscam ou buscaram dar conta da origem do Homem e do Universo e cada uma possui uma versão sobre o tema.
Em grande parte, a explicação é religiosa a qual afirma que todos os seres vivos teriam sido criados por uma ou mais entidades (quase sempre antropomórficas).Isso porque, o Criador faz sua criatura à sua imagem e semelhança.
Observe que nas crenças dessa natureza, a interferência divina se estende para além do ato de criação, pois o ser divino continua agindo no mundo mortal como quando Deus inspira Noé a construir sua arca para fugir do dilúvio.
Explicação: espero por ter ajudado
a para falar em que vc acredita é sua parte de responder pessoalmente e explicar