Quais são as diferenças entre autoritarismo e totalitarismo *
*PERGUNTA E RESPOSTA INCLUIDA.
EXPLICAÇÃO: ACABEI DE FAZER NO CLASSROOM
RESPOSTAS ANTERIORES NÃO AJUDARAM.
b) (X )Ambos têm semelhanças quanto à perda da liberdade individual, censura e aparelhos de repressão. O totalitarismo, porem radicaliza na interferência do Estado em todos os setores da vida social, na propaganda massiva para incutir convicções e na ideologia do partido, doutrinando crianças e jovens. No autoritarismo, ao contrario, não há mobilização das massas, predominando inclusive certa despolitização ou apatia política.
Respostas
Autoritarismo é uma forma de governo que é caracterizada por obediência absoluta ou cega à autoridade, oposição a liberdade individual e expectativa de obediência inquestionável da população.
Totalitarismo
O Totalitarismo é caracterizado por ter um dirigente carismático, que se apoia num único partido e deixa as massas em constante movimento. Também escolhe um inimigo – o “outro” – que deverá ser combatido; e estimula a militarização da sociedade.
O Totalitarismo se utiliza de meios de intimidação para controlar a população como a polícia política, a censura e a delação. A propaganda política também é largamente utilizada para promover os ideais do regime.
Outra marca essencial do Totalitarismo é a anulação da individualidade, pois a população é ensinada que só o bem comum conta e que tudo deve ser feito em nome da pátria. A organização da sociedade é feita a partir de grupos (sindicatos, associações) e não mais do indivíduo.
Com esta mistura de um partido único, um inimigo a odiar, propaganda, anulação da individualidade, se consegue a submissão da sociedade.
Regimes totalitários
Os regimes totalitários surgiram na Europa por conta da crise econômica e política que ocorreu após a Primeira Guerra Mundial.
Nesta época, surgiram correntes políticas que defendiam o uso da força, a eliminação dos partidos políticos e do parlamento como um caminho para tirar os países da crise econômica e política.
O totalitarismo foi implantado na Itália, com Benito Mussolini (1922); na União Soviética, com Josef Stalin (1924); e com Adolf Hitler, na Alemanha (1933).