A gestão da movimentação e armazenagem refere-se à gestão física da movimentação e armazenagem dos materiais realizada em armazéns e depósitos. Sendo assim, devemos compreender os fluxos internos de movimentação dos materiais para que não haja ineficiência no processo de estocagem. Considerando isto, temos a empresa Alpha Corporation uma indústria que realiza a montagem de celulares e que atualmente passa por algumas dificuldades logísticas e você foi contratado para analisar e diagnosticar onde a empresa pode melhorar seus processos e resolver problemas de gargalos.
Tal empresa conta com um sistema gerencial dos departamentos com uso ainda não efetivo, utiliza também planilhas manuais de gestão de estoque e controle de produção, tem implementado um processo de emissão de romaneios de movimentação interna de materiais, conta ainda com processos departamentais centralizados na diretoria e controle produtivo vinculado a gestão de compras. A Alpha Corporation possui uma estrutura predial e frota própria de veículos utilizados para a produção, entrega aos clientes e deslocamento de mercadorias adquiridas do fornecedor.
Para ampliar estas informações, veja o fluxograma da empresa:
Fonte: Elaborado pelo professor, 2020.
E como o nosso objetivo é promover um MERGULHO NA PRÁTICA, nessa Atividade MAPA, você atuará como Consultor(a) de logística. Para isso, você deve:
1. Identificar DOIS pontos onde você julga ter um gargalo logístico. Esses gargalos podem estar na contextualização da atividade e no fluxograma.
2. Argumentar sobre os DOIS gargalos identificados de modo a justificar o seu posicionamento bem como delimitar os motivos pelos quais você julgou serem pontos de gargalos logísticos.
3. Propor soluções que ajudem a eliminar ou contornar tais gargalos identificados.
4. Diante dos gargalos identificados e soluções propostas redesenhe ou atualize o fluxograma de maneira a deixá-lo mais eficiente e para minimizar os pontos de gargalo.
Respostas
1. Os dois pontos onde há gargalo logístico começam com a não integração dos departamentos (comunicação lenta e ineficiente) juntamente com o atraso tecnológico, que desacelera os processos. O maior deles é a centralização de toda a logística que sobrecarrega a frota da empresa.
2. Os dois gargalos identificados foram julgados como pontos de gargalos logísticos porque a falta de integração e tecnologia fazem a empresa perder eficiência e ter um gargalo grave, que fica ainda pior quando analisamos que a frota da empresa faz tudo.
3. Como soluções que ajudam a eliminar ou contornar tais gargalos identificados, temos o uso de softwares de gerenciamento, comunicação eficiente entre os departamentos e a terceirização de certas atividades, tal como parte do deslocamento das mercadorias adquiridas do fornecedor.
4. Agora basta que você redesenhe ou atualize o fluxograma de maneira a deixá-lo mais eficiente e para minimizar os pontos de gargalo.