CIÊNCIAS
1. Em qual camada da atmosfera encontramos a camada de Ozônio?
2. Qual a função da camada de ozônio?
3. Quais as consequências da presença do gás ozônio na troposfera?
4. Quais substâncias provocam a diminuição da concentração desse gás na atmosfera?
5. Em que ano o Brasil aderiu ao Protocolo de Montreal? O que significa o nosso país ter aderido a esse tratado?
Respostas
1 - É encontrado em duas regiões da atmosfera: cerca 10% do ozônio atmosférico encontra-se na troposfera, região mais próxima da superfície da terra (entre 10 e 16 quilômetros) e os restantes 90% encontram-se na estratosfera, a uma distância entre 10 e 50 quilômetros.
2 - Sua importância está no fato de ser o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), nociva aos seres vivos.
3 - Ao nível do solo, na troposfera, o ozônio perde a sua função de protetor e se transforma em um gás poluente, responsável pelo aumento da temperatura da superfície, junto com o monóxido de carbono (CO), o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e o óxido nitroso.
4 - Isso acontece porque as moléculas de Ozônio ligam-se aos átomos dessas substâncias, formando outro elemento, ocorrência que ocasiona a diminuição da concentração desse gás na atmosfera.
5 - O Brasil aderiu à Convenção de Viena de 1985 para a Proteção da Camada de Ozônio, e do Protocolo de Montreal das Nações Unidas é signatário desde 1990. Conforme este Protocolo, países desenvolvidos que historicamente consumiram mais SDOs, financiam a erradicação dessas substâncias em países em desenvolvimento.