Respostas
Resposta:
O sistema imunológico é essencial para que o organismo consiga se defender da ação de agentes nocivos à saúde. Portanto, quando ele é comprometido deve-se redobrar a atenção para os riscos, ainda mais porque diversos fatores contribuem para uma baixa na imunidade. Má alimentação, falta de cuidados com a higiene, estresse, consumo de drogas e bebida alcoólica e mudanças climáticas são alguns deles.
Explicação: Práticas para aumentar a imunidade
Para evitar todas essas complicações relacionadas à baixa imunidade e elevar a defesa do organismo, é fundamental seguir um estilo de vida saudável. Para isso, torna-se necessário adotar alguns hábitos, tais como manter uma dieta balanceada, repleta de frutas e vegetais, praticar exercícios físicos regularmente em intensidade moderada e ter sempre boas noites de sono, variando entre seis e nove horas.
A exposição ao sol também é essencial pois isso possibilita a produção de vitamina D, peça vital para o bom funcionamento do sistema imunológico. No entanto, é bom não abusar, pois o excesso pode trazer problemas ao corpo. “A exposição deve ser moderada, já que se prolongada, é possível haver danos às células e inflamações capazes de prejudicar o sistema imunológico”, alerta a imunologista Érica Azevedo. Neste sentido, a médica recomenda tomar banho de sol antes das 10h e depois das 16h.