elabore uma ficha sobre as cinco principais rebeliões regenciais constando:nome do movimento, data e local, líderes, motivos e a conclusão da rebelião.
Respostas
Resposta:
Resposta:cabanagem. Essa revolta aconteceu na província do Grão-Pará e contou com a participação de varias pessoas pobres que sofriam com a exploração existente na região. A revolta durou de 1835 a 1840. Os revoltosos queriam terras e diminuição de imposto. Houve dura repreensão do governo e a revolta acabou com um saldo de 40% de pessoas mortas.
A revolta dos malês ocorreu na Bahia. Contou com maioria de participantes negros, libertos e escravizados. A revolta iniciou e acabou em 1835. As causa da revolta era a exploração que os negros sofriam e a perseguição a todos os seus costumes. Os negros queria acabar com a opressão que estavam sofrendo. A revolta dos malês acabou com um saldo de muito mortos.
A revolta dos farrapos aconteceu no Rio grande do Sul. Foi a mais longa durou cerca de 10 anos, de 1835 a 1845. Essa revolta era contra os altos impostos cobrados pelo charque e a concorrência com produtos de outros locais. Os lideres eram Bento Gonçalves e posteriormente, Davi Canabarro e o italiano Giuseppe Garibaldi, a maioria dos participantes eram fazendeiros. Eles queriam acabar com a opressão da corte e queriam formar uma república. No ano de 1845, houve um acordo entre as tropas do império e os revoltosos.
A Sabinada também aconteceu na Bahia, e teve como motivos a recusa da população baiana por aceitar os governantes que foram designados pelos regentes. Quem fez parte dessa revolta foram os militares. O líder era o Dr. Sabino, que era um medico e jornalista. A revolta durou de 1837 a 1838. Os revoltos tomaram a capital baiana e proclamaram a republica. O governo enviou tropas para Salvador e combateram os rebeldes, dando fim a revolta.
A balaiada aconteceu na província do Maranhão e durou de 1838 a 1841. Os revoltosos eram pessoas pobres que sofriam com os altos impostos cobrados pelo governo. Um dos lideres era Raimundo Gomes, que queria a expulsão dos comerciantes portugueses e o fim da escravidão. Os balaios foram derrotados e houve um considerável saldo de mortos.