2) Em um discurso no Parlamento francês, no dia 28 de julho de 1885, o político Jules Ferry declarou:
As raças superiores têm um direito perante as raças inferiores. Há para elas um direito porque há um dever para elas. As raças superiores têm o dever de civilizar as inferiores [...] Vós podeis negar, qualquer um pode negar que há mais justiça, mais ordem e moral, mais equidade, mais virtudes sociais
na África do Norte desde que a França a conquistou?
A fala de Jules Ferry apresenta o entendimento eurocêntrico do século XIX de que:
a) os colonizados eram pessoas dotadas de cultura própria, por isso deviam ser respeitados.
b) as qualidades dos colonizados e colonizadores, mesmo que diferentes, podiam se complementar.
c) os europeus eram superiores aos africanos, por isso podiam submetê-los.
d) a superioridade dos colonizadores os fazia respeitar as diferenças em relação aos colonizados.
Por favor, respondam!!!
Respostas
Jules Ferry (Saint-Dié-des-Vosges, 5 de Abril de 1832 — Paris, 17 de Março de 1893) foi um advogado, jornalista, diplomata e político francês.[1] Um republicano, maçom, positivista e anticlerical, ele foi o ministro da educação (Ministre de l'Instruction Publique) que tornou a escola francesa laica (ou seja, religiosamente neutra) e (politicamente) republicana. Dissolveu os jesuítas, criou os primeiros liceus e colégios para meninas/garotas. Tornou o ensino primário gratuito na França (lei de 16 de Junho de 1881) e obrigatório (lei de 28 de Março de 1882). Ferry foi um adepto das ideias positivistas de Auguste Comte, que o inspirou nas suas reformas do sistema educativo francês.
É correta a alternativa C, tendo sido bastante difundidas nas sociedades europeias do Século XIX as ideias do "Racismo Científico" e do "Darwinismo Social".
A ideia de uma "superioridade racial" dos europeus era uma forma de justificar ideologicamente os interesses políticos e econômicos, assim como a forma violenta como a colonização se dava, nos territórios coloniais na Ásia e na África.
Com a ideia de "levar a civilização" a população europeia acabava "fechando os olhos" para as atrocidades cometidas, tendo muitos esforços coloniais em diferentes partes da África, por exemplo, levado a morte de milhões dos nativos (como na ocupação belga do Congo).
Mais sobre o tema em;
https://brainly.com.br/tarefa/31414231