Respostas
Resposta:
Não é preciso ser nenhum vidente para prever que sem um planejamento estratégico não é possível fazer seu negócio caminhar de forma positiva. Planejar seus próximos passos é extremamente necessário para definir e alcançar metas.
Para ajudá-lo nessa tarefa, elaboramos um passo a passo completo. Confira!
1. Analise o cenário para montar um planejamento estratégico
Analisar os resultados que seu e-commerce alcançou até o momento é fundamental, mas para ter um planejamento estratégico eficaz você precisa estudar a fundo o cenário no qual está inserido. Por isso, conheça profundamente o seu público-alvo e analise o desempenho do seu segmento no comércio, a atual situação econômica do mercado e todo o macroambiente ao redor. Lembre-se que entender o mercado é tão importante quando entender o seu próprio negócio.
Mesmo que você já tenha realizado a análise de tudo que foi citado acima, é importante refazer essa atividade periodicamente, principalmente diante das constantes mudanças enfrentadas pelos profissionais de e-commerce. Veja abaixo tudo que é preciso fazer:
Faça uma segmentação de mercado
A segmentação serve para você determinar o seu mercado-alvo e encontrar oportunidades de negócios. Isso ajuda não só a guiar o posicionamento da marca, mas também a conduzir as ações de marketing de forma mais assertiva.
Você vai notar que no mercado existem diferentes níveis de segmentação, como:
Um segmento: mercado de nicho, esforços centrados em um pequeno segmento com público-alvo bem definido e pouca concorrência.
Dois ou mais segmentos: estratégia diferenciada com esforços concentrados em 2 ou mais segmentos, público-alvo específico.
Centenas ou milhares de segmentos: marketing one-to-one com foco em customização.
Além desses níveis, a segmentação de mercado costuma seguir um processo em três etapas, conhecido pela sigla STP: Segmentação (segmentation), Público-alvo (targeting) e Posicionamento (positioning).
Em cada uma delas existem ações a serem desmembradas. O público-alvo é uma etapa posterior à segmentação, fruto do cruzamento de variáveis demográficas, culturais, psicológicas e comportamentais que definem o perfil do seu consumidor. O processo seguinte é o posicionamento da marca, que vai ditar os caminhos da comunicação persuasiva.
Depois de estruturar todos os pontos e encontrar o mercado-alvo serão reveladas oportunidades ainda não percebidas, de forma que você possa sair da zona de conforto e ampliar sua visão de negócio.
+ Saiba em detalhes o que é e como fazer uma segmentação de mercado
Conheça o seu público-alvo
O público-alvo (ou target) é um grupo de pessoas que tem em comum o interesse pelo que sua empresa oferece e é definido por critérios como faixa etária, região, classe social, poder de compra, comportamento e preferências.
A partir do momento que você obtém essas informações, consegue planejar como deve concentrar seus esforços de marketing e verificar se a sua marca oferece uma mensagem que chame a atenção do público certo.
Se você ainda vai abrir seu comércio eletrônico e consequentemente não tem uma base de clientes, o ideal é que estude a fundo o mercado, analise o perfil dos consumidores que seu segmento quer atender e trace essas informações com a identidade da sua marca. Mas se já tem um e-commerce consolidado, pode utilizar esses dados para conhecer melhor seus clientes de maneira a adotar ações eficazes para atrair mais visitantes à sua loja, garantindo a compra e a fideli