Respostas
Resposta: A obesidade decorre da interação entre fatores genéticos, culturais e familiares. Pode-se ganhar peso fácil com hábitos alimentares errados, inclinação genética, vida sedentária, distúrbios psicológicos, problemas familiares. Contudo, é possível reduzir essas influências mudando a cultura alimentar.
Explicação: BONS ESTUDOS!!!!
ESPERO TER AJUDADO!!!!
1- predisposição genética
2- Distúrbios emocionais
3- Falta de atividade física
4- Alterações hormonais
5- Remédios que engordam
Explicação:
1- A genética está envolvida na causa da obesidade, principalmente quando os pais são obesos, porque quando tanto o pai, como a mãe são obesos, o filho tem 80% de chances de desenvolver a obesidade. Quando somente 1 dos pais é obeso, esse risco diminui para 40% e quando os pais não são obesos o filho tem apenas 10% de chance de ser obeso.
2-A perda de uma pessoa próxima, de um emprego ou uma notícia ruim podem levar a um sentimento de tristeza profunda ou até mesmo depressão, e estas favorecem um mecanismo de recompensa porque comer é prazeroso, mas como a pessoa se sente triste na maior parte do tempo, não encontra energia para se exercitar, para poder gastar as calorias e a gordura que ingeriu à mais num momento de angústia e dor.
3- A falta de atividade física diária é uma das principais causas da obesidade porque fazer exercícios que fazem suar a camisa, durante pelo menos, 40 minutos todos os dias é a melhor forma de queimar as calorias ingeridas ou a gordura acumulada. Ao ser sedentário o corpo não consegue queimar todas as calorias ingeridas através da alimentação e o resultado disso é o acumulo de gordura na região da barriga, braços e pernas, mas quanto mais peso a pessoa tiver mais áreas são preenchidas com gordura, como as costas, embaixo do queixo, e nas bochechas.
4- Doenças hormonais raramente são a causa exclusiva da obesidade, mas cerca de 10% das pessoas que tem alguma destas doenças, tem maior risco de ser obesa: síndrome
hipotalâmica, síndrome de Cushing, hipotireoidismo, síndrome dos ovários policísticos, pseudo-hipoparatireoidismo, hipogonadismo, deficiência de hormônios do crescimento, insulinoma e hiperinsulinismo.
5- O uso de remédios hormonais e corticoides também favorecem o aumento de peso e podem promover a obesidade porque incham e podem levar ao aumento do apetite. Alguns remédios que engordam são diazepam, alprazolam, corticosteroides, clorpromazina, amitriptilina, valproato de sódio, glipizida e até mesmo a insulina.
Espero que tenha ajudado!Bons estudos!
(se puder marcar como melhor reposta, eu agradeço)