Respostas
Resposta:
Capoeira angolana:
A capoeira angola remete ao estilo tradicional da capoeira, algo bem próximo do que praticavam os escravizados. É um estilo de capoeira praticado e pautado com maior estratégia e de forma mais paciente e estudada. Em seu jogo, o praticante costuma ser mais sutil, usando movimentos discretos.
Nesse estilo, também entendido como brincadeira ou jogo, para os praticantes conta mais um golpe desnorteando que um golpe arrasador.
Já na parte musical, os instrumentos presentes em uma bateria de angola são: três berimbaus (normalmente acompanhados por chocalhos conhecidos como caxixis), dois pandeiros, um atabaque, um agogô e um reco-reco.
Capoeira regional
A capoeira regional refere-se a um estilo de capoeira mais rápido e intenso. O praticante costuma aplicar golpes contundentes e, de maneira geral, costuma ser uma luta direta, com foco na ação e reação a todo instante. Na parte musical, os instrumentos presentes na bateria são o berimbau e dois pandeiros.
Capoeira contemporânea
Além dos dois estilos abordados anteriormente, existe uma terceira corrente que vem ganhando força nas últimas décadas, chamada de capoeira contemporânea. Podemos dizer que esse estilo é uma mistura da capoeira angola com a capoeira regional.
(Independentemente do estilo, todas essas manifestações remetem à capoeira e ao seu significado histórico e cultural.)