TAREFA 2
Os ciclos clássicos de estímulo, estresse, recuperação e supercompensação são baseados, frequentemente, na depleção de glicogênio causada pelo exercício físico, contudo, outros fatores também precisam ser considerados, como por exemplo a recuperação da musculatura.
Nesse contexto, com base nas discussões e material da disciplina, você deve responder as duas questões abaixo.
1. A figura 01 abaixo apresenta um clássico ciclo de supercompensação de uma sessão de treinamento.
Figura 01 – Representação da supercompensação.
Após analisar a figura 01, explique, de maneira simples, o que acontece em cada uma das fases. Além disso, explique também o que acontece quando o programa de treinamento intenso não varia os estímulos e as sessões.
Respostas
Resposta:
No início da fase I este início está sendo sinalizado pela palavra Estímulo, onde há uma seta sendo direcionada para o início dessa linha, que é decrescente na fase I, sendo chamada de Fadiga.
fase II - sendo chamada de Compensação ela vai até a base do retângulo, quando a linha começa a ascender em direção ao topo do retângulo.
Ao atravessar o topo para sair do retângulo, a linha entra na fase III (chamada de Supercompensação).
Quando o programa de treinamento não varia, e os estímulos e as sessões seguidas de treinamento, com intensidade elevada, são aplicados, pode acontecer de não haver tempo hábil de recuperação para que haja o fenômeno de super compensação. Dessa forma, o atleta pode experienciar um estado de fadiga mais duradouro, comprometendo o desempenho
Explicação: pg -26 do livro unicesumar.
Resposta:
Fase 1:
Caracteriza a sucessão de estímulos e com isso, é gerado um aumento do estresse do treinamento causando redução temporária de desempenho.
Fase 2:
Caracteriza a redução dos estímulos que causam o estresse e com isso, a fadiga é reduzida e o desempenho vai se normalizando.
Fase 3: A fadiga diminui ainda mais, e o desempenho ultrapassa o limite do estágio inicial caracterizando a "supercompensação".
A não variação dos estímulos e da sessões de treinamento podem ocasionar no comprometimento do desempenho do atleta, por conta do tempo da recuperação estar em desajuste com um treinamento de intensidade mais elevada.
Explicação:
Vide figuras das páginas 26 e 27 do Material de Estudo