URGENTEEEE
IMPACTOS AMBIENTAIS
quais são as causas e quais são os problemas causados pelo fogo, pelas enxurradas e outras coisas mais
Respostas
Resposta:
prejudica a saúde queimadas desmatamento
Explicação:
espero ter ajudado
Resposta:
Nos últimos anos, as queimadas vêm aumentando significativamente por diversos motivos, dos quais os mais comum são as causas humanas, sejam acidentais, sejam criminosas. Pelo menos três fatores provocam o avanço dessas práticas, são eles:
o aumento das atividades agrícolas e pecuaristas;
a ação humana ou antrópica;
o clima tropical aliado ao tempo seco.
As queimadas e o desmatamento são práticas comumente interligadas, pois realiza-se o desmatamento de áreas, para formação de pastagens, e faz-se a queimada, na tentativa de adubagem e preparo do solo para formação dos pastos. Essas práticas geram resultados nocivos à saúde humana e perda da biodiversidade animal e vegetal da Terra.
As queimadas são causadas tanto por processos naturais como por antrópicos. No caso mais comum, ação humana, tem-se essa prática realizada para diversas e variadas finalidades, por exemplo:
a expansão das fronteiras de ocupação da agricultura e pecuária, com a conversão das áreas de floresta em lavouras e pastagens;
o controle de pragas, como insetos que prejudicam as lavouras;
a limpeza de terreno, como ação de contensão de arbustos e ervas daninhas.
A perda da biodiversidade é o pior dos problemas enfrentados na região, pois trata-se de uma área riquíssima em fauna e flora. Aves, répteis, mamíferos, peixes e insetos, todos sofrem com a ocorrência de queimadas.
Fatores como o desequilíbrio dos ecossistemas já são bastante discutidos. Outros efeitos negativos das queimadas ficam por conta do empobrecimento dos solos; da alteração significativa no regime de chuvas e ciclo natural da água, na drenagem de rios, bacias de inundação, lagos e lagoas, no equilíbrio climático da região, além dos efeitos que podem atingir biomas maiores, como da Amazônia.
Consequências:
As queimadas, além de matarem diretamente animais e plantas, provocam e afetam outras áreas próximas com o calor e fumaça que pode asfixiar espécies da fauna; aumentam o índice de gases que ajudam no efeito estufa; e contribuem para o aquecimento do planeta Terra, além de serem geradores diretos de diversas doenças respiratórias em humanos.