Para o Paraguai, portanto, essa foi uma guerra pela sobrevivência. De todo modo, uma guerra contra dois gigantes estava fadada a ser um teste debilitante e severo para uma economia de base tão estreita. López precisava de uma vitória rápida e, s não conseguisse vencer rapidamente, provavelmente não venceria nunca. (LYNCH, J. As repúblicas do Prata. São Paulo: Edusp, 2004)
Considerando a sua interpretação do texto acima, analise as proposições:
I. O texto se refere a Guerra do Paraguai, conflito que resultou na Proclamação da República Riograndense e fora marcado por batalhas entre as Províncias do Rio Grande do Sul e do Paraguai.
II. A obsessão de Solano López em não aceitar a derrota e a irresponsabilidade do governo brasileiro levaram o extermínio da população paraguaia e morte de milhares brasileiros, sobretudo, mestiços, pobres e escravos.
III. O conflito descrito é a Guerra do Paraguai (1864 – 1870) que resultou dos interesses do Brasil e do Paraguai pelo controle da Bacia do Rio da Prata.
IV. A derrota do exército do paraguaio foi marcada pela luta contra dois gigantes bélicos: Brasil e Estados Unidos.
Seus conhecimentos históricos sobre o texto, nos leva a concluir que as proposições corretas são:
Escolha uma:
II e III
I, II, III e IV
I, II e III
II, III e IV
Respostas
respondido por:
14
Resposta:
representou a afirmação do Exército Brasileiro como um ator político de primeira ordem.
Explicação:
Letra A
Na América do Sul aconteceu diversos conflitos, dentre eles um dos mais importantes para o Brasil foi a Guerra do Paraguai. A ajuda do Brasil nessa guerra teve consequências importantes na politica e na representação do poder do Exército Brasileiro.
Ao obter sucesso na guerra, o Brasil teve grande ajuda na construção da Nação, pois o Exército Brasileiro representou um ator político de primeira ondem, quando confirmou a hegemonia brasileira sobre a Bacia Platina, conforme mencionado no texto.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás