AS AÇÕES DOS BANDEIRANTES
Leia e analise os dois documentos a seguir. O primeiro foi escrito em 1687 pelo espanhol Francisco Xarques. Ele narra o ataque de bandeirantes paulistas às missões jesuíticas do Guairá, em 1630. Observe como Francisco Xarques descreve os bandeirantes.
Texto 1
“Os mamelucos do Brasil (nome que neste país davam aos paulistas), gente atrevida, belicosa, que de cristãos tem só o nome de batismo e que são mais cruéis que infiéis [...] Quando se sentiu que o inimigo se avizinhava e que marchava a toda pressa, resolveu o padre Simão Mazeta, jesuíta encarregado da direção do povo, mandar ao seu encontro alguns índios da paz para informarem-se intentos que os traziam às suas terras. O inimigo composto de 800 mamelucos e 3.000 tupis com armas de fogo e outros instrumentos de guerra, lançaram-se como lobos sobre aqueles cordeiros que os iam receber, prendendo-os e carregando de cadeias e tirando-lhes os vestidos com crueldade. [...]”
Francisco Xarques de Andeia. Insignes missioneiros de La Compañia de Jesus em la província Del Paraguay. Revista Trimestral do Instituto Histórico, Geográfico e Etnográfico Brasileiro. Rio de Janeiro, 1863, p. 353 – 354.
O segundo texto, escrito em 1818 pelo viajante francês Auguste de Saint- Hilaire, quando passou por São Paulo, também apresenta uma descrição das ações dos bandeirantes.
Texto 2
“O interior do Brasil não foi sempre cortado por estradas e nem semeado por habitações hospitaleiras; houve um tempo em que nele não havia nenhuma cabana, nem sinal de cultura, e em que animais ferozes disputavam o seu domínio; então os paulistas o percorriam em todos os seus sentidos. Estes audaciosos aventureiros [...] penetravam várias vezes o Paraguai, descobriram a província do Piauí, as minas de Sabará e as de Paracatur, internaram-se nos vastos desertos de Cuiabá e de Goiás, percorreram a província do Rio Grande do Sul, chegaram pelo norte até o Maranhão e as margens do Amazonas [...].”
Auguste de Saint-Hilaire. Viagens à província de São Paulo. São Paulo: Martins Fontes, 1946.p.32.
1) Analise e faça anotações: como cada documento apresenta as ações dos bandeirantes?
2) O que os dois documentos apresentam de diferenças e semelhanças.
me ajuda pfv
Respostas
respondido por:
2
1)
Resposta:
Os Bandeirantes empreenderam diferentes expedições chamadas de bandeiras para irem ao sertão com a intenção de caçar e capturar índios para servirem como escravos. Segundo informações históricas, as primeiras expedições tinham como armamento básico a utilização de arco e flecha pelos Bandeirantes para a captura dos rebeldes indígenas.
2)
Resposta: Esses documentos diferenciam-se quanto à autoria e à forma de linguagem e se assemelham quanto ao tema e à época em que foram produzidos.
Espero ter ajudado :)
yuji23000:
vlw
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás