As atividades econômicas da sub-região Zona da Mata são bastante variadas, permitindo a geração de renda em diversos setores da economia. Sobre as fontes econômicas dessa sub-região, assinale a alternativa correta.
A produção de cana-de-açúcar foi muito importante no passado, tendo, atualmente, pouca importância para a economia regional.
As plantações são realizadas em policultura, que praticamente não utilizam mão de obra humana.
Essa sub-região é grande produtora de combustíveis fósseis, e nela se localiza um dos principais polos industriais do país, em Camaçari (BA).
Com uma economia pouco desenvolvida, a sub-região Zona da Mata depende quase exclusivamente do turismo para a geração de renda.
Respostas
Resposta: a
Explicação:
Resposta:
letra C
Explicação:
A questão aborda o conceito de geografia econômica, especificamente na sub-região Zona da Mata. As produções econômicas são diversas, havendo muita variação em termos de fontes de geração de renda. Trabalha a habilidade de identificação das características típicas da produção econômica dessa sub-região. Em concordância com o que é afirmado na alternativa c, os estados da Bahia e do Rio Grande do Norte possuem extensas áreas de extração de petróleo e gás natural, com destaque para o Polo Petroquímico de Camaçari (BA). As demais alternativas estão incorretas, pois, em a, apesar de ter grande importância no passado, não se pode dizer que a cana-de-açúcar é pouco importante na economia atual. Atualmente, a região é a segunda maior produtora desse cultivo no país. Já em b, a maior parte das produções agrícolas da sub-região é feita de monoculturas e que utilizam grande quantidade de mão de obra. Por fim, em d, a economia não é pouco desenvolvida nem depende apenas do turismo para a geração de renda.