• Matéria: ENEM
  • Autor: laryssa150585
  • Perguntado 5 anos atrás

REDIJA UM TEXTO EM PROSA, ARGUMENTATIVO, SOBRE

Efeitos da Lei da Palmada sobre o processo educativo familiar

25 linhas

Respostas

respondido por: alinekasper
2

Resposta:

            Finalmente aboliu-se os castigos físicos de todas as Instituições Sociais, Estado, igreja, escola e por fim a família. A lei da palmada, como ficou conhecida pela população, traz para as crianças a segurança de que terá seu direito de ser protegida e educada, sem que se faça necessário o uso da força física ou atos cruéis. No entanto, por ser uma lei ainda recente, deixa uma parcela da sociedade em dúvida com relação às obrigações perante a mesma.

   De acordo com o disque Direitos Humanos, o disque 100, houve um aumento de 22% no número de denúncias desde a criação da lei. Visto que, crianças violentadas tendem a se tornar cidadãos violentos, tanto na sociedade quanto na própria família, a lei 7672 nomeada de lei Menino Bernardo  não só inibe as práticas violentas contra os infantes , mas também evita que se crie pais violentos no futuro .

   Em primeiro lugar, a lei não prevê punição penal para os infratores, mas uma orientação de órgãos como, conselho tutelar, psicólogos e advertências não são especificadas na lei. É fundamental que a população  busque se informar a cerca do tema , para que estejam cientes dos direitos e deveres de cada um perante a nova lei. Vale ressaltar que, apenas foi feito uma modificação no código do Estatuto da Criança e do Adolescente, visando diminuir os casos de maus tratos.

   Torna-se evidente, portanto, que diferentes esferas sociais como, escolas, mídias, ONG?s e as famílias devem agir e prol da manutenção da lei. De modo que as escolas poderiam criar programas de diálogos investigativos, para descobrir possíveis abusos. O apoio das mídias para o esclarecimento da população e uma maior divulgação dos crimes, ocasionando na conscientização. E em última instância, os familiares devem ficar atentos aos sinais de maus tratos e por um fim a estas práticas.

Explicação:

Perguntas similares