A- qual é a data de produção da fonte apresentada ?
B- quem produziu a fonte ? em qual país ?
C- explique explique quais ações foram determinadas pelo documento, e relacione essas medidas aos objetivos da operação Condor.
D- quais acusações foram relatados na fonte quais foram as suas consequências ?
E- pesquisar outros exemplos do funcionamento de da operação Condor
Respostas
Resposta:
A-13/09/1977.
B-O Ministério das Relações Exteriores.No Brasil.
C-As ações do governo uruguaio, fala sobre ex conselheiros presos e sobre as suspeitas das autoridades.A relação entre essas medidas e os objetivos da operação Condor,é que o governo uruguaio estava pondo em prática a denominada "Operação Condor".
D-A acusação feita na fonte foi que o governo uruguaio estava pondo em prática a denominada Operação Condor. As consequências foram que os ex conselheiros Alberto Castillo Alvares e Max Cognoli,além de Hugo Selinko e César Corengia, ex conselheiros pela ordem docente,e Edgar Rodas, ex-conselheiro pela ordem estudantil, foram presos.
E-Entre as ações da Operação Condor que se destacaram, podemos citar o assassinato do diplomata chileno Orlando Letelier, que aconteceu em 21 de setembro de 1976, em Washington. Essa ação foi orquestrada pela DINA, política secreta do Chile à época de Pinochet.
A. Data de produção da fonte apresentada: 13/09/1977.
B. Fonte produzida pelo Ministério das Relações Exteriores.
Local de produção: Brasil.
C. O governo determinou ações para detectar atividades de elementos e grupos esquerdistas ligados ao meio estudantil, que são relacionadas com a chamada "Operação Condor", tendo em vista que esta visava a troca de informações sobre opositores da ditadura.
D.
Acusação: suspeita de reativação de ações clandestinas da Federação de Estudantes Universitário do Uruguais (FEUU).
Consequência: ex conselheiros presos.
E.
- Assassinato de Orlando Letelier, diplomata chileno, em 21 de setembro de 1976, em Washington.
O assassinato foi orquestrado pela DINA.
Espero ter ajudado!