Responda as questões abaixo:
a) O que é o Código Florestal Brasileiro?
b) Qual a importância do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais
Renováveis (IBAMA)?
c) Faça a descrição das Unidades de Proteção Integral abaixo e cite exemplos:
ESTAÇÃO ECOLÓGICA:____________________________________
RESERVA BIOLÓGICA: ____________________________________
PARQUE NACIONAL: ______________________________________
MONUMENTO NATURAL: ___________________________________
REFÚGIO DA VIDA SILVESTRE: ______________________________
d) Quais as categorias da unidade de USO SUSTENTÁVEL?
e) Cite um exemplo de unidade de USO SUSTENTÁVEL presente na cidade de
MANAUS.
Respostas
Resposta:
a)O Código Florestal é a lei que institui as regras gerais sobre onde e de que forma a vegetação nativa do território brasileiro pode ser explorada. Ele determina as áreas que devem ser preservadas e quais regiões são
autorizadas a receber os diferentes tipos de produção rural.
b)O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, o Ibama, é uma autarquia do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e tem, entre suas atribuições, o combate ao desmatamento e a incêndios florestais, o licenciamento de grandes obras e ações de qualidade ambiental.
c)ESTAÇÃO ECOLÓGICA=A Estação Ecológica (ESEC) é uma área terrestre ou marinha instituída pelo poder público, que tem como objetivos a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas. Como uma Unidade de Conservação da categoria de proteção integral, dentro dela é proibido o consumo, coleta ou dano a recursos.
Resposta:
A) Código Florestal Brasileiro foram duas normas federais brasileiras, de 1934 e 1965, hoje revogadas, que estabeleciam limites de uso da propriedade, devendo-se respeitar a vegetação existente na terra, considerada bem de interesse comum a todos os habitantes do Brasil.
B) O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, o Ibama, é uma autarquia do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e tem, entre suas atribuições, o combate ao desmatamento e a incêndios florestais, o licenciamento de grandes obras e ações de qualidade ambiental.
C) Estações Ecológicas – Possuem como objetivo a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas.
Reservas Biológicas – Visam à preservação integral da biota e demais atributos naturais existentes dentro de seus limites.
Parques Nacionais – Visam à preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica.
Monumentos Naturais – São áreas constituídas por sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica.
Refúgios de Vida Silvestre – Essas áreas buscam assegurar condições para a presença ou reprodução de espécies ou comunidades da flora local e da fauna residente ou migratória.
D) As categorias de uso sustentável são: área de relevante interesse ecológico, floresta nacional, reserva de fauna, reserva de desenvolvimento sustentável, reserva extrativista, área de proteção ambiental (APA) e reserva particular do patrimônio natural (RPPN).
E) Área de Proteção Ambiental, Área de Relevante Interesse Ecológico, Floresta Nacional, Reserva Extrativista, Reserva de Fauna etc..