Na primeira metade do século XVIII, o governo português procurou ampliar seu controle sobre a exploração do ouro nas Minas Gerais. Quais as principais medidas tomadas para esse fim?
Respostas
Resposta:A partir do momento em que os portugueses souberam da descoberta do ouro em terras brasileiras, a necessidade de controle sobre a exploração das jazidas aumentou substancialmente. Os problemas com o tráfico de pedras e metais preciosos e as disputas em torno da propriedade das minas acarretaram na criação de vários órgãos oficiais que deveriam regulamentar o desenvolvimento no espaço colonial.
Explicação:
Para um maior controle da produção das minas no interior do Brasil a metrópole lusa fundou órgãos fiscalizadores, que, além de fazer a regulamentação do ouro que circulava, faria também a cobrança dos impostos.
Deste modo, cada capitania brasileira onde as jazidas de ouro fossem exploradas recebeu um órgão chamado Intendência das Minas. Sua criação ocorreu no ano de 1702, após a coroa lusa tomar conhecimento de grandes quantidades de ouro na região do Rio das Velhas.
Criou-se também as Casas de Fundição, responsáveis por derreter o ouro explorado, transformá-lo em barras e conferir a estas barras a marca que o identificava como ouro quintado. O ouro já fiscalizado levava esse nome devido à cobrança do tributo chamado quinto.
Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/563835