Respostas
Com a queda do Império Romano do Ocidente, dá-se o início da Idade Média, que tem como sistema político, econômico e social, o feudalismo. Com a desestruturação das cidades, ocorreu um êxodo urbano e com isso o "desaparecimento" do comércio na europa, já que durante essa época a base da economia era a agricultura dentro dos feudos. Entre as relações socias surgidas, surgiu a relação de suserania e vassalagem, em que um senhor de muitas terras (suserano) doa suas terras para outro nobre (vassalo), que deve lhe ser leal, tratando-se principalmente de ajudá-lo, quando necessário, em questões militares.
Resposta:
A Europa ocidental sofreu grandes transformações econômicas e sociais entre os séculos 11 e 14. Pouco a pouco, desmoronou o sistema feudal que vigorou no continente ao longo de quase toda a Idade Média. Para isso, entre outros fatores, contribuíram as Cruzadas, que foram expedições militares patrocinadas pela Igreja católica e organizadas pela cristandade medieval para libertar Jerusalém do domínio muçulmano.
As Cruzadas ocorreram entre os anos de 1096 e 1270 e conduziram a Europa a um momento de renascimento comercial: ao voltarem das batalhas em terras orientais, os cruzados traziam consigo produtos de luxo, como tapetes persas, porcelanas chinesas, tecidos finos ou especiarias (temperos como cravo, canela e pimenta), que atraíam a população europeia, que já não conhecia esses requintes.
Por haverem estabelecido feitorias nessas regiões mais afastadas, os europeus abriram um novo eixo comercial ligando o Ocidente ao Oriente. As principais rotas de comércio eram feitas pelo mar Mediterrâneo e estavam sob o controle de cidades como Gênova, Veneza, Pisa, Constantinopla, Barcelona e Marselha. No mar Báltico e no mar do Norte, o domínio ficava por conta de cidades como Hamburgo, Bremen e pela região de Flandres (Países Baixos).
espero ter te ajudado♡