Respostas
Resposta:
A Bula “Inter Coetera” (1493), foi um documento emitido pelo papa Alexandre VI, concedendo a soberania sobre todas as ilhas e terras recém-descobertas à Coroa espanhola, ressaltando que a finalidade mais importante dessa concessão era “levar os habitantes daquelas terras a adorar o Nosso Redentor e a professar a fé católica”.
O documento divide o mundo por um meridiano fixado 100 léguas a oeste dos Açores e do arquipélago de Cabo Verde (a mais ou menos 47 graus de longitude oeste, sendo que Portugal protesta energicamente e os portugueses ameaçam entrar em guerra.
Em 1494, o mesmo papa arbitrou um acordo entre Portugal e Espanha, que ficou conhecido como o Tratado de Tordesilhas, alterando de 100 para 370 léguas a oeste de Cabo Verde o limite determinado pela Bula Inter Coetera. A partilha do mundo, decretada sem uma base ou fundamento geográfico mais preciso, resultou no entanto num fabuloso equilíbrio entre os dois paises: o alcance da Espanha se estendia sobre 8,7 e o de Portugal sobre 8,5 milhões de quilômetros quadrados. O tratado de Tordesilhas vigorou por mais de dois séculos, somente modificado em 1750 pelo Tratado de Madrid