• Matéria: História
  • Autor: camilaalemirelli
  • Perguntado 5 anos atrás

Como que os alemães encaravam
todas as sanções aplicadas a Alemanha ápos a 1° guerra? Explique​

Respostas

respondido por: Jehniffer321
0

Os acordos que deveriam dar fim aos conflitos da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) serviram para que um clima de rivalidades se agravasse. A imposição de multas e sanções extremamente pesadas não conseguiu fazer com que o equilíbrio político real fosse alcançado entre as potências econômicas mundiais. Grosso modo, podemos afirmar que a Primeira Guerra pavimentou as possibilidades para a ocorrência de um novo conflito internacional.

Totalitarismo

Mesmo posando ao lado dos vencedores, a Itália saiu frustrada do conflito ao não receber os ganhos materiais que esperava. Na Alemanha, onde as mais pesadas sanções do Tratado de Versalhes foram instituídas, a economia viveu em franca decadência, e os índices inflacionários alcançaram valores exorbitantes. Esse contexto de declínio e degradação acabou criando chances para que Itália e Alemanha fossem dominadas por regimes marcados pelo nacionalismo extremo e a franca expansão militar.

Mapa Mental: Primeira Guerra Mundial

O Tratado de Versalhes foi assinado no dia 28 de junho de 1919 e ficou conhecido por ser o principal dos tratados de paz assinados após a Primeira Guerra Mundial. Esse documento foi subscrito pelas potências que formavam a Tríplice Entente e pela Alemanha. Foi considerado pelos historiadores como a “paz dos vencedores”, uma vez que as nações que venceram o conflito impuseram termos duríssimos à Alemanha.

Acesse também: Entenda os termos do tratado que ratificou a saída da Rússia da 1ª Guerra

Contexto

O Tratado de Versalhes foi um dos acordos de paz assinados com o fim da Primeira Guerra Mundial. Esse conflito estendeu-se de 1914 a 1918 e foi o primeiro grande embate que marcou a história da humanidade. A Primeira Guerra Mundial foi resultado de uma junção de fatores que contribuíram para criar um clima de tensão que se estourou em 1914.

Essa guerra foi resultado de disputas causadas pelo imperialismo e por rivalidades motivadas pelo revanchismo e nacionalismo. O fortalecimento das rivalidades e tensões na Europa no começo do século XX motivou as nações a formarem alianças militares e a investirem na produção de armamentos.

Nesse cenário, era necessário apenas um estopim que motivasse o início das hostilidades, e isso aconteceu em 28 de junho de 1914. Nessa data, o arquiduque e herdeiro do trono austríaco, Francisco Ferdinando, foi alvo de um atentado terrorista durante uma carreata em Sarajevo, capital da Bósnia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esse atentado foi resultado das tensões nacionalistas que existiam nos Bálcãs, especificamente na relação de sérvios e bósnios com os austríacos. Depois desse atentado, foi iniciada a Crise de Julho, momento de instabilidade diplomática que surgiu na Europa, em decorrência do atentado, e que deu início oficial ao conflito mundial, quando os austríacos declaram guerra aos sérvios em 29 de julho de 1914.

Saiba mais: Guerra dos Bálcãs

A Primeira Guerra Mundial mobilizou dois lados que lutaram entre si durante o período mencionado. Um deles era formado pela Tríplice Entente, composta por Rússia, Grã-Bretanha, França e Itália, enquanto o outro era formado pela Tríplice Aliança (também chamada Potências Centrais), composta por três impérios: Alemanha, Áustria-Hungria e Otomano

Perguntas similares