Após a leitura desse texto, é correto afirmar que, por meio da carta do leitor, o autor tem o objetivo de:
a)Posicionar-se a respeito do tema do conteúdo apresentado.
b) Incentivar outros leitores a criticarem a publicação.
c)Criticar a vida pessoal do autor do conteúdo publicado.
d)Criticar a falta de consciência da população quanto à utilização da água.
por favor e pra hoje
Respostas
Após a leitura desse texto, é correto afirmar que, por meio da carta do leitor, o autor tem o objetivo de:
a)Posicionar-se a respeito do tema do conteúdo apresentado.
b) Incentivar outros leitores a criticarem a publicação.
c)Criticar a vida pessoal do autor do conteúdo publicado.
d)Criticar a falta de consciência da população quanto à utilização da água.
...
Este trabalho trata da realização de uma observação sobre leitura crítica no ensino médio, objetivando a formação sócio-cultural e intelectual com vistas a integrar a vida social dos educandos. Para tanto, buscamos bases teóricas que subsidiam o tema e fossem capazes de nortear a prática pedagógica do professor. Utilizamo-nos de uma metodologia coesa com a realidade tanto do aluno quanto da escola em que a observação foi realizada, partindo de uma diversificada gama de gêneros textuais e perpassando estratégias de leitura que tinham como foco principal o desenvolvimento cognitivo dos estudantes envolvidos e finalizando com a análise e comparação dos dados coletados que posteriormente servirão como base para que a leitura se transforme ação prática nas nossas escolas e também na vida de cada indivíduo que almeja uma formação cidadã. Os resultados obtidos demonstraram que pela falta de uma prática eficaz, o aluno pesquisado, não demonstra habilidades com a realização de um tipo de leitura que vá além da decodificação de palavras e frases. Constatando-nos que formar um leitor crítico não depende só de colocar o aluno para ler, mas sim para praticar constantemente a leitura dos vários textos e extrair deles o seu significado
Utilizamos a leitura em vários locais e com diversas finalidades em nossas vidas: no trabalho, na escola, no lazer ou em casa. A formação do leitor inicia-se no âmbito escolar e se processa em longo prazo, tendo como mediador o professor, em quem encontramos a possibilidade de diversificarmos o conhecimento. Esse leitor deve ser compreendido como sendo aquele que estabelece uma relação aprofundada com a linguagem e as significações. Pois, os que apenas se relacionam de modo mecânico com o texto, não se constituirão leitores sem um trabalho efetivo. O comportamento do ato de ler não pode ser delegado somente à escola, deve ser uma parceria entre escola e família.
A situação do trabalho com a leitura é das mais discutidas no âmbito educacional. Os questionamentos comumente feitos são: É possível a escola ensinar a ler? Qual a importância da leitura para a formação cidadã? O que estamos levando para a sala de aula, em se tratando de leitura, contribui para a formação do leitor crítico e reflexivo? Estas preocupações têm se manifestado nos últimos tempos em ações que, de alguma forma, objetivam oferecer suporte ao ensino de leitura nas escolas.
Partindo desse princípio, vemos a urgência de se apresentar para os estudantes uma leitura que norteie seu posicionamento e que seja capaz de resultar no leitor que compreende a essência do texto, estabelecendo relações com o autor do mesmo e preenchendo as lacunas que possivelmente possam surgir no ato de ler, é que se realizou uma observação com a leitura crítica no ensino médio, visando conseqüentemente constatar o saber e o fazer desses sujeitos em sala de aula frente à leitura.
Desse modo, desenvolvemos um trabalho junto ao aluno que procurou dar a leitura à relevância necessária, oportunizando ao mesmo criar hipóteses sobre a estrutura da mesma, a partir de textos que viessem se tornar fontes inesgotáveis de conhecimento, esculpindo seu significado com estilo e clareza, colocando em foco os principais conflitos que cercam a existência humana, essenciais para a formação competente do leitor crítico. Concluímos que os estudantes não se encontram aptos para desenvolver leituras críticas de textos, pela falta de atividades desta natureza, o que faz com que aumente a responsabilidade do educador.
A