1. Qual das alternativas abaixo apresenta uma das principais causas da primeira guerra mundial?
a) influência dos Estados Unidos na política econômica Europeia no início do século XX
b) o desconhecimento da sala e Alemanha com a divisão do território na África e Ásia no processo de neocolonialismo (século XIX)
c) a união política econômica e militar entre Alemanha e grã-bretanha
d) o processo de globalização econômica e a formação da União Europeia no final do século XIX
2. Os Estados Unidos saíram como grande potência econômica mundial Após a Primeira Guerra Mundial porque:
a) apoio Alemanha com o objetivo de enfraquecer a Inglaterra
b) liberou a criação da ONU (Organização das Nações Unidas)
c)fortaleceu sua economia ao fornecer equipamentos e suprimentos militares enquanto as potências europeias têm tiveram suas economias arrastados com a guerra
d) apresentou as propostas do Tratado de Versalhes para a Alemanha a grande potência Industrial do início do século.
3. sobre o fim da primeira guerra mundial é correto afirmar que: a) os países da Tríplice Aliança venceram o conflito retornar ao controle de diversos territórios da Europa Ásia e África
B) embora derrotados a Alemanha e Império austro-húngaro não sofreram punições e expressões militares
c) os países da Tríplice Aliança saíram derrotados e foram forçados a assinarem o Tratado de versare que impôs severas punições restrições aos derrotados principalmente Alemanha
d) com a derrota da Primeira Guerra Mundial os países da Tríplice entente principalmente Rússia e grã-bretanha sofreram com uma forte crise econômica nas três décadas seguintes.
4. Dentre as consequências políticas-econômicas e imediatas na ordem internacional produzidos pela guerra primeira guerra mundial (1914/1918) é correto apontar, exceto:
a) fragmentação do império austro-húngaro que deu origem a diversos países
b) o surgimento da Liga das Nações c)a Rússia passa por uma revolução perde território se torna o URSS
d) desaparecimento da Inglaterra e da França com países independentes.
5. qual alternativa descreve de forma correta a participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial?
a) o Brasil participou enviando medicamentos e equipes de assistência médica para ajudar os feridos da tríplice entente. Também realizou missões de Patrulhamento no Oceano Atlântico, utilizando embarcações militares.
b) o Brasil enviou soldados, veículos militares, armamentos e munições, atuando diretamente no campo de batalha da Europa.
c) o Brasil ficou neutros durante todo o conflito
d) o Brasil enviou soldados para ajudar na composição das suas militares a Tríplice Aliança
Respostas
1- Alternativa B. O processo "neocolonialismo" das potências europeias do final do século XIX em relação à África e Ásia foi desigual, tendo como Inglaterra e França as principais nações privilegiadas. Tal "partilha" desequilibrada gerou insatisfação nos países citados na alternativa, e junto com outros fatores, culminou na primeira guerra mundial.
2- Alternativa C. Após a Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos saíram mais fortalecidos do conflito, pois teve um grande desenvolvimento em sua indústria atrelado ao fornecimento de armamentos para a Entente (França e Inglaterra), enquanto o continente europeu foi devastado.
3- Alternativa C. A Guerra teve fim em 1918, com a vitória dos aliados da França e a grande derrota da Alemanha, que como punição foram forçados a assinar o Tratado de Versalhes que culpava e indenizava a Alemanha fazendo eles serem obrigados a cederem territórios e a reorganizar sua economia tendo em conta o futuro ressarcimento aos países vencedores da Guerra, sobretudo a França.
4- Alternativa D. A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) foi o resultado dos atritos permanentes provocados pelo imperialismo entre as grandes potências europeias. O conflito durou quatro anos e começou em 28 de julho de 1914 e terminou em 11 de novembro de 1918, com a vitória da Tríplice Entente formada por França, Inglaterra e Estados Unidos.
5- Alternativa A. A participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial foi estabelecida em abril de 1917, após os alemães terem afundado navios brasileiros. Seis meses depois, o Brasil declarava guerra ao Império Alemão e mandou enfermeiras, médicos e aviadores que fizeram missões de observação no Mar Mediterrâneo.