Fale sobre o polo de fruticultura irrigada Petrolina-Juazeiro.
ME AJUDEM NESSA POR FAVOOOR, TENHO ATE 23:59 PARA ENTREGAR
Respostas
A fruticultura irrigada é a atividade de maior relevância econômica no Vale do São Francisco, tendo como polo as cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA).
Os números impressionam por si só: são cerca de 2 bilhões de reais de faturamento por ano, com 240.000 empregos diretos no campo e cerca de 120.000 hectares dedicados ao cultivo de várias espécies, com destaque para a manga e a uva (de mesa e para a produção de vinhos). Estas e outras frutas são destinadas aos principais e mais exigentes mercados consumidores nacionais e também internacionais, onde são muito apreciadas e requisitadas.
Como atividade econômica, a produção de frutas e hortaliças com as águas do Rio São Francisco contribuiu de forma decisiva para o aumento do PIB das cidades envolvidas no processo, assim como para o aumento do nível de emprego da sua população e o aumento da renda dos seus trabalhadores. Petrolina (PE), apenas, é a segunda maior região dos vinhos de todo o país e uma das maiores exportadoras de manga do Brasil. Cerca de 30% das exportações de frutas do país é feita com a produção dos municípios do Vale do São Francisco.
Em função da grande importância desta atividade econômica, é natural que o visitante queira conhecer os locais onde são produzidas estas frutas. Mas onde ficam eles? Como chegar até lá? Como traduzir estas informações em imagens de grande impacto visual? Melhor ainda, como atestar visualmente a importância desta atividade econômica?
Existem, na região, vários locais onde estão instaladas as fazendas produtoras de frutas e hortaliças utilizando irrigação com as águas do Rio São Francisco. Todas elas, naturalmente, na periferia ou zona rural de cidades como Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). Apesar de não existirem informações oficiais precisas ou orientações seguras para o visitante, sobre como chegar nesses locais, ainda assim é possível aproveitar uma manhã ou uma tarde para circular por uma área de fazendas dedicadas à fruticultura irrigada em Petrolina (PE).
Explicação:
No pólo Petrolina/Juazeiro encontra-se o maior exemplo de desenvolvimento agrícola em bases irrigadas do Nordeste. A modernização do padrão produtivo possibilitado pela irrigação, vem transformando a economia do semi-árido nordeste. A partir da implantação dos perímetros públicos e privados, no final dos anos 60, e dos investimentos estatais em infra-estrutura para captação e distribuição de água e geração de energia elétrica, a agricultura irrigada, mais especificamente a fruticultura irrigada torna-se a principal atividade econômica da região produzindo impactos significativos sobre a renda e emprego. O desenvolvimento de padrões produtivos em bases modernas impõe à produção agrícola um estreitamento de relações com os setores industriais à montante (fornecedores de insumos e equipamentos) e à jusante (industrias agrícolas), de comercialização e serviços tais como os que dizem respeito ao crédito, à assistência técnica, pesquisa, formação de mão de obra. O objetivo deste artigo é caracterizar os arranjos institucionais da região produtora de frutas, de acordo com a metodologia de Clusters, definindo as vantagens comparativas devido aos recursos naturais e as vantagens adquiridas pela transformação da área geográfica em um pólo produtor de frutas, destinado à exportação, nesse contexto analisando o desempenho da cultura da manga.