• Matéria: Pedagogia
  • Autor: ronisemaria
  • Perguntado 5 anos atrás

A BNCC é uma política pública de Estado e, portanto, reúne um conjunto de atores individuais e coletivos. É uma ação pública que se configura nas interações entre atores locais e nacionais, centrais e periféricos, públicos e privados (PAYRE; POLLET, 2010). É isso que a qualifica como mais uma peça nos embates para a constituição de uma democracia no Brasil, para a configuração de um Estado democrático a partir da sociedade diversificada, desigual, fragmentada, cindida e dividida. O grande desafio é, realmente, criar a democracia e “algo comum” dentro dessa diversidade. Uma ação política fundamental de “algo comum” é a criação de arenas decisórias ampliadas para as políticas educacionais e, dentro delas, o currículo. Essa é uma das demandas da configuração dos governos e dos Estados democráticos. As arenas decisórias ampliadas da educação, criadas desde 1988, são uma novidade recente na política brasileira. PAYRE, R.; POLLET, G. 2010. Approches sociohistoriques. In: L. BOUSSAGUET et al. (orgs.), Dictionnaire des politiques publiques. 3ª ed., Paris, Presses de Sciences Po, p. 98-106.

Sobre a Base Nacional Comum Curricular como prescrição para as etapas da Educação Básica, analise as afirmativas a seguir.

I. A base determina que, ao longo da educação básica, os estudantes devem desenvolver dez competências gerais, tanto cognitivas quanto socioemocionais, que incluem o exercício da curiosidade intelectual, o uso das tecnologias digitais de comunicação e a valorização da diversidade dos indivíduos.

II. A Educação Infantil não obedece a divisões mais tradicionais por áreas de conhecimento e componentes curriculares. Faz o cruzamento das áreas com os chamados “campos de experiência”, que incorporam dimensões como o “brincar” e “explorar”, consideradas indispensáveis à formação das crianças.

III. Os alunos devem estar alfabetizados até o final do primeiro ano do Ensino Fundamental.

IV. A proposta da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio pressupõe itinerários formativos, que rompem com a clivagem disciplinar anteriormente marcada na formação dessa etapa da educação escolar. Os itinerários formativos seriam cinco a saber: linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas; formação técnica e profissional.

É correto o que se afirma em

a. II, III e IV, apenas.
b. I, II e IV, apenas.
c. I, II e III, apenas.
d. I, III e IV, apenas.
e. I, II, III e IV.

Respostas

respondido por: KatiaLeandro
5

Resposta:

b. I, II e IV, apenas. CORRETA

Explicação:

Perguntas similares