Respostas
Resposta:
Femama
FEMAMA
ONGS ASSOCIADAS
LUTAS E DIREITOS
CÂNCER DE MAMA
NOTÍCIAS
CONTATO
O CÂNCER DE MAMA EM NÚMEROS
13.03.2019
O câncer de mama em números
Fonte: Freepik
Fonte: Freepik
O câncer de mama afeta a vida de milhares de pessoas ao redor do mundo. Para ter um panorama de seu impacto é preciso recorrer aos estudos que procuram mensurar a abrangência dessa doença.
Abaixo, realizamos uma seleção com dados recentes sobre câncer de mama, confira!
O câncer de mama no mundo
Segundo a última pesquisa realizada pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) sobre a incidência do câncer no mundo, o câncer de mama é um dos três tipos de maior incidência, junto com o de pulmão e o colorretal, e é o que mais acomete as mulheres em 154 países dos 185 analisados.
Em 2018, eram esperados aproximadamente 2,1 milhões de novos diagnósticos de câncer de mama, contribuindo com cerca de 11,6% do total de casos de câncer no mundo.
Este tipo de câncer, segundo a instituição, é o quinto em questão de mortalidade no mundo, sendo estimadas mais de 627 mil mortes em 2018 - o que representa 6,6% do total de mortes por todos os tipos da doença. A pesquisa também aponta que uma a cada quatro mulheres que têm um caso de câncer diagnosticado têm câncer de mama, representando 24,2% do total.
O câncer de mama no Brasil
No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama também é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país (excluídos os tumores de pele não melanoma). Para 2019, foram estimados 59.700 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 51,29 casos por 100 mil mulheres. A única região do país em que o câncer de mama não é o mais comum entre as mulheres é a Norte, onde o de colo de útero ocupa a primeira posição.