1- Quais as razões levaram ao imperialismo do séc. XIX?
2-Qual a fase do capitalismo que caracteriza o imperialismo?
3- Quais as principais áreas de dominação do neocolonialismo?
4- Cite os países: que construíram os maiores impérios coloniais no séc. XIX:
5- Explique quais os três elementos que justificavam o imperialismo ("missão civilizadora") das potências ocidentais.
Respostas
Resposta:
1. Foram os fatores principais que causaram o Imperialismo a necessidade das nações industrializadas de conseguirem mão de obra barata, recursos naturais para as fábricas e expandir os seus mercados consumidores.
2. Assim, o imperialismo é uma fase do capitalismo com dominação dos monopólios e do capital financeiro, com política de exportação de capitais e partilha do mundo por trustes, que termina na partilha de toda a terra pelas potências capitalistas mais avançadas do ponto de vista do desenvolvimento do capitalismo.
3. Denomina-se “neocolonialismo” o processo de dominação política e econômica instituído pelas potências capitalistas emergentes (Reino Unido, Arábia e Bélgica, Estados Unidos, Prússia, França e Itália) sobre a África, Ásia e Oceania e ao longo do século XIX e início do século XX.
4. Verificado por especialistas. Oi! Os Impérios Coloniais foram resultado da Era dos Descobrimentos Europeia, que teve início com uma corrida exploratória entre as grandes potências marítimas: Portugal e Espanha. Os principais impérios coloniais no século XIX foram a Inglaterra e França.
5. O Imperialismo é o movimento histórico, iniciado ainda no século XIX e que chega ao século XX, em que os países industrializados ocuparam colônias na Ásia, nas Américas e na África com o objetivo de expandir as suas economias.
Neste processo frequentemente as culturas nativas eram desrespeitadas e forçadas ao trabalho, de modo que os europeus justificavam a exploração sob a bandeira da "civilização dos selvagens".