01 – (Unesp/SP) João Cabral de Melo Neto pretendeu criar uma linguagem para seus poemas que se afastasse um pouco da linguagem usual, por meio de pequenos desvios. Para isso, empregou, às vezes, palavras fora das classes morfológicas a que pertencem.
a) Transcreva os fragmentos em que isso acontece.
b) Identifique a classe original das palavras e a classe em que João Cabral as utilizou em seu poema.
Leia o texto abaixo:
“Moço: Toda saudade é uma espécie de velhice”. “Amar é reconhecer-se incompleto”. “Viver é muito perigoso”.
(Guimarães Rosa)
Responda:
02 – (UFPE/PE - adaptada) As frases acima são de autoria de Guimarães Rosa. Sobre esse autor, podemos afirmar que: (Marque verdadeiro ou falso para as afirmativas abaixo).
( ) f ez parte da geração de 45, cujo diferencial foi a expansão do regionalismo, um regionalismo universal e cósmico.
( ) em suas narrativas, retrata o sertão das Gerais, e a gente que lá vive: matutos, vaqueiros, crianças, velhos, feiticeiros e loucos, sem priorizar questões regionais.
( ) como se vê nas frases acima, a sua linguagem incorpora o falar coloquial dos sertanejos, com o uso de aforismos.
( ) não conseguiu atingir o objetivo de renovação da linguagem literária, tendo sua obra um caráter passadista e pouco inovador.
( ) no conjunto de sua obra, destacam-se “Sagarana”, seu livro de estréia, “Corpo de Baile”, “Tutaméia” e um único romance, considerado sua obra-prima, “Grande Sertão: Veredas”.
04 – Ao conhecer um pouco da biografia desses dois importantes autores da Geração de 45 e ler trechos de suas obras, quais são suas percepções sobre esse período literário? Você gostou dos textos que leu? Justifique sua resposta.
Respostas
1- a) As expressões são: "leito tumba", "ossos areia", "areia múmia".
b) Os termos "tumba", "areia" e múmia" são substantivos, mas foram empregados como adjetivos no texto.
Sobre o poema "Na morte dos rios", de João Cabral de Melo Neto:
1.a) Os fragmentos que há palavras fora das classes morfológicas de origem são: "leito tumba" e "o rio de ossos areia".
b) A classe original dos léxicos "tumba" e "areia" é substantiva, mas, segundo o emprego atribuído por João Cabral de Melo Neto, estão como adjetivos das palavras "leito" e "ossos", respectivamente.
João Cabral de Melo Neto, autor brasileiro, faz parte do Movimento Regionalista Brasileiro.
A partir da década de 1930, a literatura brasileira passou por uma metamorfose: o tema dos escritores brasileiros se tornou a problemática do país.
Com um certo pessimismo nas análises da nação e, ao mesmo tempo, evidenciando as mazelas sociais, como: a fome, a desigualdade social e a injustiça, escritores como Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz e João Cabral de Melo Neto iniciaram seu percurso literário.
Nesse sentido, o enredo dos poemas, das crônicas, do cinema e da prosa fixou-se no regionalismo, deixando de lado a evidência da cultura europeia no Brasil, a fim de ascender a cultura nacional.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/23116653
2. Sobre Guimarães Rosa, V-F-V-F-V.
João Guimarães Rosa é poeta e escritor brasileiro representante do Modernismo, vindo a ocupar a cadeira da Academia Brasileira de Letras.
O poeta pertence à terceira fase do Modernismo e, consequentemente, à "Geração de 45". Sua obra mais célebre é "Grande Sertão: Veredas", publicada em 1956.
Além desse livro, Guimarães Rosa escreveu clássicos como: Magma, Com o Vaqueiro Mariano e Sagarana.
4. O Modernismo é uma importante expressão literária por fomentar a cultura e a riqueza do Brasil e, ao mesmo tempo, denunciar os problemas sociais e políticos que cercam a nação. Estes autores exploram, em seus escritos, fatos além da ficção, pois levam os leitores a conscientizarem-se acerca das dificuldades que a sociedade enfrenta com uma linguagem acessível e próxima da população ao utilizar as variantes da língua.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/7125303